Bolsa no vermelho pela terceira sessão

A praça lisboeta abriu em terreno negativo, naquela que é a terceira sessão consecutiva de perdas. O PSI-20 está a ser pressionado pela queda dos títulos da Galp, mas também da Mota-Engil e dos CTT.

A bolsa nacional abriu no vermelho, com o PSI-20 a recuar pela terceira sessão consecutiva. O índice bolsista de referência nacional perde 0,11%, para os 4.613,91 pontos, condicionado pelo desempenho negativo dos títulos da Galp Energia, mas também da Mota-Engil, dos CTT e da Pharol que perdem mais de 1%.

As ações da petrolífera recuam 0,33%, para os 13,66 euros, num dia em que as cotações do petróleo seguem em ligeira queda nos mercados internacionais. Por sua vez, os títulos da Mota-Engil perdem 1,06%, para os 1,78%, a corrigir do disparo de quase 5% registado na última sessão, dia em que a construtora anunciou que conseguiu um contrato para a construção de uma linha de caminhos-de-ferro em Moçambique, numa obra orçada em 2,3 mil milhões de euros. Já os títulos dos CTT e da Pharol perdem 1,23% e 1,31%, respetivamente, para os 4,82 euros e 38 cêntimos.

Em terreno positivo, nota para os títulos da EDP que avançam 0,39%, para os 2,84 euros, ajudando a travar a queda do índice bolsista nacional. Nesta segunda-feira, o presidente da elétrica, António Mexia, anunciou em entrevista à Bloomberg que a EDP prevê completar em abril um acordo para vender a empresa de distribuição de gás natural Portgas por mais de 500 milhões de euros. No mesmo sentido segue também o BCP, que vê os seus título apreciarem-se 0,25%, para os 16 cêntimos por ação.

Na Europa o sentimento também é negativo, com o índice Stoxx Europe 600 a conhecer as primeiras quedas após quatro dias consecutivos a valorizar. O índice que acompanha as 600 maiores capitalizações bolsistas do Velho Continente perce 0,2%, para os 373,88 pontos.

(Notícia atualizada às 8h:22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa no vermelho pela terceira sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião