Eurodeputado que ofendeu mulheres é sancionado

A investigação ao eurodeputado polaco que ofendeu as mulheres já foi concluída. Esta terça-feira, o presidente do Parlamento Europeu decidiu impor sanções.

Depois de ter sido aberta uma investigação às declarações do eurodeputado polaco que ofendeu as mulheres num debate sobre igualdade de género, o presidente do Parlamento Europeu anunciou que “impôs sanções de uma severidade sem precedentes”. O recém-eleito Antonio Tajani decidiu sancionar o eurodeputado Janusz Korwin-Mikke com uma suspensão das suas atividades no Parlamento Europeu durante 10 dias. No plenário, em Estrasburgo, Tajani foi claro: “Não irei tolerar este tipo de comportamento, em particular de quem deveria, com dignidade, representar os cidadãos europeus”.

Não irei tolerar este tipo de comportamento, em particular de quem deveria, com dignidade, representar os cidadãos europeus.

Antonio Tajani

Presidente do Parlamento Europeu

“O presidente impôs sanções ao eurodeputado de uma severidade sem precedentes: a perda das ajudas de custo diárias durante 30 dias, a suspensão da sua participação em todas as atividades do Parlamento durante 10 dias e a proibição do deputado representar o PE durante um ano“, esclarece o sucessor de Martin Schulz em comunicado. Em causa estão as declarações contra a igualdade de género proferidas pelo polaco.

O nível das sanções impostas é proporcional à gravidade das declarações do deputado, que ofendeu todas as mulheres, através de um ataque à igualdade de género, durante um debate sobre a mulher, numa sessão plenária presidida por uma mulher“, justifica o presidente do Parlamento Europeu. O eurodeputado polaco disse, no início deste mês, que as mulheres “devem ganhar menos” do que os homens, porque são “mais fracas, pequenas e menos inteligentes”.

Além disso, Janusz Korwin-Mikke argumentou que não existiam mulheres entre os 100 melhores jogadores de xadrez. “O presidente Tajani quis ainda apresentar as suas desculpas àqueles que se sentiram ofendido pelas declarações do deputado visado, sublinhando que não irá tolerar comportamentos desta índole”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurodeputado que ofendeu mulheres é sancionado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião