Tajani substitui Schulz como presidente do Parlamento Europeu

  • Marta Santos Silva
  • 17 Janeiro 2017

Após quatro rondas, Antonio Tajani, do Partido Popular Europeu liderado por Jean-Claude Juncker, é o novo presidente do Parlamento Europeu.

Demorou, mas Antonio Tajani foi eleito esta terça-feira o novo presidente do Parlamento Europeu, sucedendo a Martin Schulz. Foram precisas quatro rondas, após vários impasses, para que Gianni Pittella, líder do grupo parlamentar Aliança Progressista dos Socialistas Democratas e Antonio Tajani, do Partido Popular Europeu liderado por Jean-Claude Juncker, chegassem ao frente a frente.

No discurso após ter sido anunciada a sua vitória, Antonio Tajani saudou tanto os que tinham votado em si como os que tinham votado nos restantes candidatos, prometendo ser um presidente para todos. O italiano de 63 anos, que foi Comissário Europeu dos Transportes e posteriormente da Indústria sob a liderança de José Manuel Barroso, venceu a eleição com 351 votos, contra os 282 conseguidos por Gianni Pittella.

Tajani substitui assim Martin Schulz, o alemão que liderara a Aliança Progressista dos Socialistas Democratas que, após ter cumprido dois mandatos de dois anos enquanto presidente do Parlamento Europeu, decidiu não se candidatar para um terceiro mandato, optando por ser candidato nas legislativas alemãs deste ano. No Twitter, Schulz congratulou Antonio Tajani pela sua vitória, em italiano.

Também na corrida estavam Helga Stevens, dos Reformistas e Conservadores Europeus, Jean Lambert, dos Verdes, Eleonora Forenza, da GUE/NGL, e Laurentiu Rabega, do grupo Europa das Nações e das Liberdades, tendo estes obtido menos de cem votos cada um nas primeiras três rondas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tajani substitui Schulz como presidente do Parlamento Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião