Carlos Gomes da Silva é o novo presidente da AEM

  • ECO
  • 16 Março 2017

Carlos Gomes da Silva é o novo presidente da Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM), sucedendo no cargo Maria Celeste Hagatong.

Na assembleia-geral anual da AEM, que se realizou esta quinta-feira, foi sobre o vice-presidente do conselho de administração e presidente da comissão executiva da GALP, Carlos Gomes da Silva, que recaiu a escolha, unânime, para liderar os destino da associação entre 2017 e 2019.

Carlos Gomes da Silva foi eleito “em representação da Galp Energia, sucedendo a Maria Celeste Hagatong que desempenhou o cargo em representação do BPI”, explica o comunicado da associação que “tem como missão principal promover a competitividade das empresas cotadas e o desenvolvimento do mercado de capitais português”.

Da direção também vão fazer parte Alexandre Lucena e Vale (BPI) André Gorjão Costa (CTT), Luís Palha da Silva (Pharol), Miguel Ventura (Navigator), Henrique Soares dos Santos (Jerónimo Martins), e Abel Sequeira Ferreira, editor executivo da associação, que foi reeleito, também por unanimidade, para um novo mandato. Reeleito foi também Francisco Pinto Balsemão (Impresa) para o cargo de presidente do conselho geral; António Lobo Xavier (em representação da Sonae SGPS) como presidente da mesa da Assembleia Geral e Duarte Calheiros (em representação da Sonae Com) como presidente do conselho fiscal.

Numa reunião que serviu também para definir as linhas estratégicas da AEM este ano, Abel Sequeira Ferreira, frisou que a associação “vai continuar focada principalmente em iniciativas que contribuam para a diversificação das fontes de financiamento ao dispor das empresas emitentes portuguesas e para a criação de um ambiente mais propício à admissão e manutenção de empresas em bolsa”, segundo o comunicado da associação.

Em causa está melhorar o ambiente regulatório para que este se adapte às cotadas nacionais, nomeadamente através da diminuição da burocracia e dos custos da utilização de capital. A Associação pretende continuar a apoiar o desenvolvimento do programa capitalizar e fomentar a criação de uma cultura de risco e de capital em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Gomes da Silva é o novo presidente da AEM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião