Forbes: Américo Amorim e Soares dos Santos estão mais ricos

Os empresários lideram a lista dos portugueses mais ricos, mas só Soares dos Santos subiu no ranking publicado esta segunda-feira pela revista Forbes. Belmiro abandona o pódio.

Américo Amorim volta a ser o português mais rico do mundo, segundo a lista dos maiores multimilionários publicada pela Forbes. O “rei da cortiça” viu a sua fortuna crescer, mas caiu 16 posições no ranking global (para 385º), tal como todos os portugueses à exceção de Alexandre Soares dos Santos. Belmiro de Azevedo caiu do pódio.

Com 82 anos, Américo Amorim surge na posição número 385, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares. O “rei da cortiça” está mais rico do que no ano passado, muito graças à forte valorização das ações da Corticeira Amorim no ano passado (cerca de 48%). Ainda assim, caiu 16 posições no conceituado ranking da revista norte-americana.

Em segundo lugar entre os portugueses está Alexandre Soares dos Santos, com uma fortuna avaliada em 2,7 mil milhões de dólares. O antigo líder da Jerónimo Martins, que subiu 200 posições na edição do ano passado, foi o único português a dar o salto também este ano. A fortuna cresceu e Soares dos Santos saltou 109 posições para 745º na lista global. Adivinhe: os títulos da Jerónimo Martins somaram 10% no conjunto das sessões entre março de 2016 e março de 2017.

Belmiro de Azevedo só surge na posição 1376. A fortuna do histórico líder da Sonae encolheu em um milhão de dólares no ano passado para 1,5 mil milhões, com as ações da Sonae a desvalorizarem, aproximadamente, 15% no mesmo período. O empresário do retalho, com 79 anos, caiu 255 lugares no ranking global e já nem sequer está entre os três portugueses mais ricos.

É que a ocupar a terceira posição está Demetrio Carceller Coll, com uma fortuna avaliada em 2,1 mil milhões de dólares. O empresário, que detém a empresa de gás Disa Corp. nas Ilhas Canárias e a cervejeira espanhola Damm SA vive, alegadamente, em Londres e Portugal, pelo que, este ano, destrona Belmiro de Azevedo e torna-se o terceiro português mais rico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forbes: Américo Amorim e Soares dos Santos estão mais ricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião