Moscovici: Europa “está preparada para negociar” o Brexit

  • Rita Atalaia
  • 21 Março 2017

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Financeiros e Fiscalidade diz que as "equipas estão preparadas" para começarem a negociar o Brexit. O processo de saída arranca a 29 de março.

A Europa está preparada para começar a negociar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Quem o diz é o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Financeiros e Fiscalidade. Pierre Moscovici garante que “as equipas estão preparadas” para dar início a este processo que vai durar dois anos. As declarações são feitas depois de o representante do Reino Unido na União Europeia ter informado o presidente do Conselho Europeu de que a primeira-ministra vai acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa na próxima quarta-feira, dia 29 de março.

“A UE está pronta para negociar, as equipas estão preparadas, as nossas posições estão preparadas”, diz o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Financeiros e Fiscalidade, Pierre Moscovici, referindo-se ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia que arranca oficialmente a 29 de março.

“[Theresa] May e o Governo vão defender o Reino Unido. Nós vamos defender os interesses dos 27 Estados-membros“, diz o responsável antes da reunião dos ministros das Finanças em Bruxelas, citado pela Bloomberg. O comissário realça também a vontade da Europa de manter “uma relação próxima com o Reino Unido”. As negociações vão ser longas, podendo durar cerca de dois anos.

O representante do Reino Unido na União Europeia, Tim Barrow, informou ontem o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que a primeira-ministra vai acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa na próxima quarta-feira, dia 29 de março. Theresa May cumpre assim a promessa de começar as negociações para a saída da UE antes do final deste mês.

Nesse dia as instituições europeias vão receber uma carta assinada por May, iniciando-se formalmente o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.”Depois de desencadearmos [o processo] os 27 [Estados-membros) vão acordar as suas diretrizes para as negociações e o mandato de negociação da Comissão”, esclareceu o porta-voz do Governo britânico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovici: Europa “está preparada para negociar” o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião