Lone Star quer Novo Banco como um pilar da economia

O fundo norte-americano diz em comunicado estar satisfeito com o acordo da venda do Novo Banco, acreditando ser um passo significativo no sentido de assegurar que o banco é um pilar da economia.

O Lone Star — fundo norte-americano que nesta sexta-feira assinou a compra do Novo banco ao fundo de resolução — já se pronunciou relativamente ao acordo celebrado. Em comunicado divulgado este sábado, o presidente do Lone Star para a Europa, diz que o fundo está agradado com o acordo alcançado com o Banco de Portugal, destacando que este é um passo significativo no sentido de o Novo Banco se manter como um pilar forte da economia portuguesa.

“Estamos satisfeitos com o acordo alcançado com o Banco de Portugal e aguardamos com expectativa trabalhar com as autoridades portuguesas, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia de modo a assegurar que todas as condições são alcançadas nos próximos meses”, começa por dizer Olivier Brahin, presidente do Lone Star para a Europa.

O presidente para a Europa do Lone Star diz ainda que “este acordo é um passo significativo no sentido de dotar o Novo Banco do capital, recursos e experiência necessários para assegurar que o banco permanece um forte pilar do setor bancário português, focado no mercado doméstico”, destacando o papel desempenhado pelo Novo Banco no apoio às pequenas e médias empresas. “Acreditamos no futuro da economia portuguesa. Reconhecemos a força e a relevância única do Novo Banco no apoio às pequenas e médias empresas, um motor fundamental para o crescimento de Portugal”, acrescenta Olivier Brahin.

De salientar que o acordo assinado nesta sexta-feira que prevê que o fundo norte-americano fique com o controlo de 75% do Novo Banco e o fundo de resolução com a restante parcela de 25%, está ainda sujeito a condições, incluindo várias autorizações regulatórias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lone Star quer Novo Banco como um pilar da economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião