Como é que a Airbus conseguiu criar mais 80 lugares no A380

  • ECO
  • 4 Abril 2017

A Airbus redesenhou o A380: agora, no mesmo espaço, caberia ainda o equivalente a um avião doméstico da TAP. São mais 80 lugares.

A Airbus re-apresenta o A380 superjumbo e faz jus ao nome: são mais 80 lugares dentro do mesmo espaço, que já acomodava 560 pessoas. Se costuma fazer viagens domésticas com a TAP, imagine: todos os passageiros poderiam agora juntar-se a bordo do A380 para além dos 560 habituais. E mesmo assim vários lugares sobrariam.

O modelo mais conhecido da Airbus, o A380 superjumbo, foi recentemente adaptado para incluir mais de 80 novos lugares. O motivo é simples: as reduzidas encomendas dos últimos anos. Kiran Raw, o vice-presidente da unidade de aviões, pretende “ir ao encontro das necessidades do mercado”.

A alteração que permitirá o maior acréscimo de lugares é a redefinição dos espaços entre assentos, acrescentando capacidade para 34 passageiros. O reposicionamento e substituição da escada em espiral, que será agora mais geométrica, permitirá 24 novos lugares, entre os quais 20 camas para a classe premium e económica. As restantes mudanças passarão por remover espaços de arrumação na parte superior do convés e reposicionar a área de descanso do piloto.

Na concorrência, somente a Emirates, líder na utilização de modelos superjumbo, já atingiu uma capacidade acima dos 600 lugares em algumas rotas. No caso de serem preenchidos na totalidade pela classe económica, estes aviões possibilitariam o embarque de 800 passageiros. Contudo, tanto a Emirates como outras companhias aéreas preferem adicionar luxos como bares e áreas de banho ou lojas duty-free.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como é que a Airbus conseguiu criar mais 80 lugares no A380

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião