Não há duas sem três… bolsa nacional avança

A praça portuguesa volta a valorizar. Está a subir há três sessões consecutivas, desta vez suportada pelo desempenho positivo dos títulos do BCP.

A bolsa nacional está a subir pela terceira sessão consecutiva. Nesta que é a última sessão da semana, o índice português contraria o desempenho negativo das restantes praças europeias, beneficiando de ganhos generalizados, com a energia a ser o motor. É, no entanto, o BCP que dá maior fôlego ao PSI-20.

O índice de referência português, o PSI-20, abriu a ganhar 0,1%, tendência que se acentuou. Está agora a valorizar 0,15% para os 4.986,92 pontos, numa sessão que está a ser de perdas ligeiras nos restantes mercados europeus. A negociação está a ser mais fraca que o habitual devido à ausência de investidores nesta época da Páscoa.

O BCP destaca-se entre os títulos da praça portuguesa. O banco liderado por Nuno Amado segue a valorizar 0,28%, mas esteve já a subir quase 1% para cotar nos 18,1 cêntimos, isto num dia que volta a ser de descida dos juros da dívida nacional. Depois de Portugal obter 1.250 milhões de euros em títulos a cinco e oito anos, as taxas no mercado secundário recuam cerca de dois pontos nas várias maturidades.

O setor energético também dá o seu contributo para o desempenho do índice, nomeadamente a EDP que soma 0,16% enquanto a EDP Renováveis está estável nos 6,99 euros, bem acima do preço da OPA da elétrica liderada por António Mexia. A Galp Energia, por seu lado, recua 0,44% para 14,56 euros perante a descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não há duas sem três… bolsa nacional avança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião