Revista de imprensa internacional

Banqueiros em fuga, um porta-aviões que não está onde diziam que estava, e umas eleições presidenciais francesas aí à porta. Conheça cinco temas que marcam a atualidade lá fora.

Para onde fogem os banqueiros britânicos? Onde está o porta-aviões que os Estados Unidos diziam que tinha ido para a Coreia? Como está a banca espanhola ao nível da empregabilidade? Porque é que o JPMorgan está a ser acusado de conflito de interesses? E que peso podem ter nos mercados as eleições francesas deste domingo? São as perguntas a que tentamos responder na revista de imprensa internacional desta quarta-feira.

Bloomberg

Brexit: Para onde fogem os banqueiros?

A Bloomberg está desde esta quarta-feira a acompanhar a fuga de banqueiros sedeados no Reino Unido por causa do Brexit. Com a saída do país da União Europeia, estima-se que estejam em risco quase 70.000 empregos relacionados com serviços financeiros, um setor profissional que, com um peso de 190 mil milhões de libras, representa 12% da economia britânica. Para já, Frankfurt, Paris e Dublin estão entre as cidades que mais vão beneficiar deste fluxo de postos de trabalho. Leia a notícia e veja todos os gráficos na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

El Economista

Banca espanhola cortou mais de 8.500 empregos em 2016

A banca espanhola continua a fazer exercício para emagrecer e tornar-se mais eficiente. Uma das consequências recentes dessa perda de peso foi, em 2016, o desaparecimento de 8.545 empregos, cerca de 4,3% do total. Segundo o El Economista, é um corte mais acentuado do que o registado em 2015, com o qual desapareceram 5.500 empregos na banca. Em Espanha trabalham cerca de 189.280 pessoas neste setor, número que compara com os quase 47.000 que existiam em Portugal em meados e 2016. Leia a notícia completa no El Economista. (Acesso gratuito / Conteúdo em espanhol)

CNBC

Eleições francesas vão ser um big deal para os mercados

O canal económico CNBC recorda esta quarta-feira o quão influentes podem vir a ser as eleições presidenciais francesas nos mercados, indicando que o sufrágio será um autêntico teste à união da Zona Euro, dependendo dos candidatos que conseguirem passar à segunda volta. A primeira realiza-se já este domingo, 23 de abril, e os receios incidem sobre Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita. Segundo a CNBC, as eleições podem trazer uma intensa volatilidade aos mercados já a partir da próxima semana. Esta terça-feira, a bolsa francesa fechou a cair 1,6%, depois de ter recuperado da maior queda desde o referendo do Brexit em junho. Os investidores continuam a apostar em ativos de refúgio como as obrigações do Tesouro dos Estados Unidos e o ouro. Leia a notícia completa na CNBC. (Acesso gratuito / Conteúdo em inglês)

Financial Times

JPMorgan acusado de conflito de interesses num negócio tecnológico

As suspeitas podiam ter surgido logo em setembro de 2015, quando a Good Technology, um “unicórnio” avaliado em mais de mil milhões de dólares, foi vendido à BlackBerry por uma pechincha: 425 milhões. Mas não. O negócio foi fechado, a empresa foi incorporada e não se falou mais nisso… até hoje. O banco JPMorgan, que aconselhou a empresa a vender-se à BlackBerry em detrimento de entrar na bolsa, é agora acusado por um investidor de o ter feito apenas para ganhar futuros negócios lucrativos com a antiga fabricante líder. A Good Technology fornecia serviços relacionados com segurança informática. Leia a notícia completa no Financial Times. (Acesso pago / Conteúdo em inglês)

Wall Street Journal

Porta-aviões norte-americano na Coreia? É #fakenews

Um pouco por todo o lado aumentam os receios de que as provocações entre Estados Unidos e Coreia do Norte possam espoletar uma guerra nuclear, devastadora para toda a Humanidade. Uma dessas provocações foi o alegado envio do porta-aviões USS Carl Vinson para a península coreana, suportada pelas alegações de vários oficiais norte-americanos de topo e mesmo do próprio presidente Donald Trump. O ponto aqui é que o navio, que por esta altura se supunha que estivesse perto da Coreia do Norte, foi recentemente avistado perto da Indonésia. A informação foi avançada e confirmada pelo The Wall Street Journal com a Marinha norte-americana, que acrescentou que, neste momento, o porta-aviões está perto da costa norte australiana. Provavelmente, não chegará à Coreia do Norte até ao início da semana que vem. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal. (Acesso pago / Conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião