Vendas de carros em nível recorde na Europa. Em Portugal, caíram

Itália, Espanha, Alemanha, França e Reino Unido foram responsáveis por quase 70% dos carros vendidos na Europa no primeiro trimestre.

As vendas de carros atingiram um novo recorde, em março, no mercado europeu. Ao todo, venderam-se 1,94 milhões de carros na Europa, um aumento de 10,9% e o valor mais elevado de sempre registado num mês de março. Por cá, não só não houve recordes como as vendas recuaram.

Os dados, divulgados esta terça-feira, são da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), que justifica este aumento de vendas a nível europeu com o facto de a Páscoa ter sido em março no ano passado e em abril este ano.

No conjunto de primeiro trimestre, assinala ainda a ACEA, as vendas aumentaram 8,2% na Europa, para um total de 4,2 milhões de carros vendidos. A contribuir para esta evolução estiveram os grandes mercados: as vendas aumentaram significativamente em Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido e França. Estes cinco mercados foram responsáveis por quase 70% das vendas de carros no primeiro trimestre.

Em Portugal, as vendas recuaram 1,8% em março, para perto de 26 mil carros vendidos. Ainda assim, no conjunto dos três primeiros meses do ano, as vendas no mercado automóvel português aumentaram 2,5%, para 59,8 mil carros.

No topo das preferências dos consumidores continua a estar o grupo Volkswagen, que vendeu mais de 935 mil carros no primeiro trimestre, dos quais 403 mil só em março. Logo depois vem o grupo PSA (dono da Peugeot, Citroen e DS), a vender mais de 414 mil carros. O grupo Renault fecha o pódio, com 399 mil carros vendidos no primeiro trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros em nível recorde na Europa. Em Portugal, caíram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião