Direto Macron e Le Pen passam à segunda volta

Emmanuel Macron e Marine Le Pen são os dois candidatos que passam à segunda volta, com 24,01% e 21,30% dos votos, respetivamente. Os mercados estão a reagir bem.

Os franceses foram este domingo às urnas para votar na primeira volta das eleições presidenciais. Emmanuel Macron, ex-ministro da Economia de Manuel Valls, passou à segunda volta com 24,01% dos votos, assim como Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional com 21,30% dos votos, revelam os dados finais do Ministério do Interior francês, publicados esta segunda-feira.

Estes foram os candidatos que as sondagens davam como os mais prováveis a passar à segunda volta, agendada para 7 de maio.

Na corrida havia 11 candidatos. Além de Macron e Le Pen, François Fillon, da direita conservadora, e Jean-Luc Mélenchon, o ecologista eurocético, eram dados como possíveis candidatos a passar à segunda volta, já que nas sondagens as intenções de voto ficavam dentro da margem de erro. Fillon reuniu 20,01% dos votos e Mélenchon obteve 19,58%. A taxa de participação foi de 77,77%.

François Fillon e Benoit Hammon nos discursos de derrota apelaram ao voto em Macron na segunda volta. Mélenchon contestou os resultados obtidos.

Os mercados estão a reagir bem. O euro atingiu máximos de cinco meses com os resultados e as yields das obrigações francesas a dez anos abriram a cair 11% face às obrigações alemãs.

“Este é o cenário perfeito pelo qual o mercado ansiava desesperadamente”, diz Sebastien Galy, um estratega do Deutsche Bank AG em Nova Iorque, citado pela Bloomberg. Talvez não seja bem assim, avisa a própria Bloomberg, já que o cenário de sonho seria uma segunda volta com os dois candidatos mais pró-mercados: Macron e Fillon.

O ECO acompanhou os desenvolvimentos em direto. Reveja alguns dos momentos marcantes das últimas horas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron e Le Pen passam à segunda volta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião