Wall Street fecha com as ações perto de máximos históricos

O índice tecnológico Nasdaq bateu pela primeira vez a fasquia dos seis mil pontos. Os resultados das empresas e a reforma fiscal de Donald Trump estão a alimentar o apetite de risco dos investidores.

O dia em Wall Street foi histórico. Pela primeira vez, o Nasdaq ultrapassou a fasquia dos seis mil pontos e conseguiu agarrar esse resultado no fecho. O índice tecnológico fechou o dia a ganhar 0,7% para 6.025,49 pontos, com os mercados animados com os resultados das empresas, mas também com aquilo que será o pacote fiscal que o Presidente Donald Trump deverá apresentar esta quarta-feira. As expectativas apontam para uma quebra de 35% para 15% nos impostos para as empresas.

Já o índice industrial Dow Jones avançou mais de 200 pontos à boleia do desempenho de empresas como a Caterpillar (cujas ações aumentaram 8%) e o McDonald’s (cujas ações registaram uma subida de 5% depois da apresentação dos resultados. E o S&P 500 fechou perto de máximos, com os produtores de materiais a registar ganhos significativos com os metais industriais — sendo a liderança clara a do cobre.

Mas vamos aos números. O Dow Jones fechou a ganhar 1,12% para 20.996,12 pontos, muito próximo do máximo histórico registado a 1 de março. E o S&P500 fechou a ganhar 0,6%, também a escassas centésimas (0,3%) de atingir um novo recorde.

O otimismo norte-americano também não é estranho ao bom desempenho das bolsas europeias que atingiram máximos de 20 meses, sublinha a Bloomberg. O euro subiu 0,4% para os 1,0911 dólares, o nível mais elevados em cinco meses. Este desempenho revela o otimismo dos mercados de que o pior já poderá ter passado, já que Emmanuel Macron é dado como o favorito, relativamente a Marine Le Pen, da Frente Nacional, numa segunda das presidenciais em França agendadas para 7 de maio.

Já o petróleo está a subir, pela primeira vez em sete dias, com a expectativa de que os inventários de crude nos Estados Unidos caíram pela terceira semana consecutiva. Os futuros aumentaram 0,7% depois de terem recuado nas últimas seis sessões. O barril está a cotar nos 49,70 dólares em Nova Iorque. Os stocks de ouro negro nos Estados Unidos provavelmente caíram em 1,75 milhões de barris a semana passada de acordo com uma sondagem da Bloomberg realizada antes de a Administração de Informação sobre Energia divulgar o seu relatório esta quarta-feira.

O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para Portugal, está também a subir 0,58%, cotando nos 51,90 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha com as ações perto de máximos históricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião