Banco de Espanha reorganiza-se e reforça área de supervisão bancária

  • Lusa
  • 25 Abril 2017

Depois da investigação sobre a autorização dada para o banco público Bankia entrar em bolsa em 2011, o banco central reorganizou-se.

O conselho de administração do Banco de Espanha aprovou esta terça-feira a reorganização de três das suas direções-gerais, uma decisão que visa melhorar a coordenação entre os vários departamentos responsáveis pela supervisão bancária.

As alterações foram iniciadas em fevereiro último, depois de três responsáveis da instituição se terem demitido na sequência de uma investigação sobre a autorização dada para o banco público Bankia ser admitido na bolsa em 2011, contra a opinião dos técnicos do Banco de Espanha.

De acordo com um comunicado de imprensa, na direção-geral de Estabilidade Financeira e Resolução ficam agora agrupadas as funções relacionadas com a regulação financeira e com a participação do Banco de Espanha em diferentes organismos internacionais.

Na direção-geral de Supervisão é estabelecida a dependência direta dos quatro departamentos das operações de supervisão e cria-se o novo Departamento de Planificação e Análise, com o objetivo de “reforçar as funções transversais”.

Por último, a direção-geral auxiliar de Assuntos Internacionais passa para a direção-geral de Economia e Estatística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Espanha reorganiza-se e reforça área de supervisão bancária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião