Juros gregos afundam após acordo com credores

  • Rita Atalaia
  • 2 Maio 2017

A Grécia conseguiu chegar a um acordo preliminar com os credores. Progresso que deve abrir caminho para discussões sobre a redução da dívida, o que está a levar a um alívio dos juros gregos.

Os juros gregos estão a afundar. A taxa a dez anos está a aliviar depois de a Grécia ter conseguido chegar a um acordo preliminar com os credores, o qual deverá abrir caminho para discussões sobre a redução da dívida. Mas esta tendência de alívio não é transversal aos países da periferia do euro. Os juros em Portugal, Espanha e Itália estão a agravar-se.

“As negociações foram concluídas”, disse, aos jornalistas, Euclide Tsakalotos, de acordo com a agência noticiosa grega ANA. Uma declaração que está a levar a taxa a dez anos da Grécia a cair 26,4 pontos base para 6,079% — os juros não aliviavam tanto desde fevereiro. Após discussões durante a noite, Tsakalotos disse que um “acordo técnico preliminar” tinha sido alcançado, que deverá ser aprovado numa reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, prevista para 22 de maio.

Juros gregos afundam após acordo com credores

Fonte: Bloomberg

Segundo agência Lusa, os credores — Comissão Europeia, o Mecanismo Europeu de Estabilidade, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional — confirmaram hoje o acordo preliminar alcançado com as autoridades gregas, a que se seguirão discussões sobre o alívio da dívida. Numa declaração conjunta divulgada em Bruxelas, as instituições apontam que o pacote de medidas que Atenas se comprometeu a “implementar rapidamente” constitui a base para a conclusão da segunda revisão do programa de assistência em curso.

Mas esta tendência de alívio dos juros não se está a sentir noutros países. Em Portugal, por exemplo, as taxas a cinco e dez anos estão a agravar 3,6 e 6,2 pontos base para 2,054% e 3,607%, respetivamente. O mesmo está a acontecer em Itália e Espanha, onde os juros também estão a subir nas várias maturidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros gregos afundam após acordo com credores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião