Macron vence com 66,1%. Novo presidente toma posse domingo

  • Lusa
  • 8 Maio 2017

O ex-ministro da Economia recebeu o apoio de 20,75 milhões de eleitores, enquanto a líder da Frente Nacional foi apoiada por 10,64 milhões. A tomada de posse é no domingo.

O centrista Emmanuel Macron foi eleito com 66,10% dos votos, contra 33,90% da candidata de extrema-direita Marine Le Pen, segundo os resultados definitivos da segunda volta das eleições presidenciais francesas, revelados esta segunda-feira. A abstenção atingiu 25,44% dos inscritos, um nível recorde. Também hoje o presidente francês, François Hollande, anunciou que a tomada de posse do presidente eleito, Emmanuel Macron, se realiza no domingo.

Hollande e Macron apareceram esta segunda-feira juntos em público pela primeira vez desde que Emmanuel Macron se demitiu do cargo de ministro da Economia do Governo de Hollande, em agosto, para lançar a sua candidatura presidencial.

O candidato independente centrista venceu a segunda volta das presidenciais, no domingo, com 66,1% dos votos, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que obteve 33,9%, segundo resultados totais divulgados esta segunda-feira pelo Ministério do Interior.

O ex-ministro da Economia recebeu o apoio de 20,75 milhões de eleitores, enquanto a líder da Frente Nacional foi apoiada por 10,64 milhões. A abstenção atingiu 25,44% dos inscritos, a mais alta desde 1969, e os votos brancos e nulos registaram um recorde de 11,47% dos sufrágios.

Macron, que será o Presidente mais jovem da República francesa, ao ser eleito com 39 anos, alcançou os seus melhores resultados em Paris, com uma percentagem próxima de 90%, e nos departamentos próximos de Hauts-de-Seine e Val-de-Marne, nos quais superou os 80%.

Os dois únicos departamentos de França onde a líder da extrema-direita foi a mais votada foram os de Aisne e de Pas-de-Calais, ambos no norte de França, com percentagens superiores a 52%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron vence com 66,1%. Novo presidente toma posse domingo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião