Pedro Nuno Santos vai a Bruxelas ‘vender’ a geringonça de Costa

Com a queda dos partidos socialistas na Europa, nomeadamente em França e Holanda, a esquerda europeia aspira por uma nova solução. A ideia de uma 'geringonça' europeia vai a debate esta quarta-feira.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares vai esta quarta-feira a Bruxelas para apresentar a solução governativa implementada em Portugal. Pedro Nuno Santos vai ser o orador principal do debate “A solução governativa de Portugal: uma inspiração para a esquerda europeia?”, co-organizado pela FEPS (Foundation for European Progressive Studies) e Fundação Res Publica.

A abrir o debate estará o ex-ministro da Presidência de José Sócrates, Pedro Silva Pereira, que é atualmente eurodeputado socialista e presidente da Fundação Res Publica. A sessão conta com a apresentação da investigadora Ana Rita Ferreira, professora de ciência política da Universidade da Beira Interior, autora do trabalho “A solução governativa de Portugal: uma quarta via para as políticas sociais-democratas?”.

Depois será a vez de Pedro Nuno Santos dar o seu testemunho do seu papel de elo de ligação entre o Governo, o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista ‘Os Verdes’. O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares é a cola desta “experiência histórica”, como classifica o texto introdutório deste debate. “Quase dois anos no poder, a solução governativa de Portugal prova que é possível uma alternativa política na Europa”, descreve o texto do mesmo evento.

Este tipo de solução governativa foi bastante especulada em Espanha, depois das eleições terem, por duas vezes, um resultado inconclusivo. Nesses dois momentos, o Podemos e o PSOE negociaram um possível Governo de coligação, mas não foram bem-sucedidos. O líder do partido de extrema-esquerda que se tornou a terceira força política espanhola, Pablo Iglesias, chegou a estar em Lisboa para apoiar a candidata presidencial Marisa Matias. Nesse momento, Iglesias lamentou que o PSOE não fosse como o PS português.

“Oxalá em Espanha contássemos com um Partido Socialista que demonstrasse algo parecido com aquilo que demonstrou o português”, disse em janeiro do ano passado, referindo que “em Portugal tomaram uma decisão positiva em relação a setores que defendiam continuar entrincheirados com os poderosos”. O próprio Pedro Sánchez, então líder do PSOE, esteve em Lisboa no início de 2016, tendo elogiado a solução governativa portuguesa.

Contudo, a solução não foi avante. Em entrevista ao ECO em fevereiro, o presidente dos socialistas europeus, Gianni Pittella, já tinha admitido que a geringonça não era exportável. “Não é um modelo exportável para fora simplesmente porque cada país tem as suas especificidades e peculiaridades”, explica, referindo que não se pode “reproduzir este modelo em diferentes contextos políticos”.

A ideia subjacente a esta discussão levada a Bruxelas é a possibilidade de haver mais alianças à esquerda, dentro da União Europeia, para que os partidos sejam “parceiros estratégicos contra a austeridade”, quebrando a ideia de ‘bloco central’ governativo até agora vigente. O texto classifica o pacto português como uma “excecional história de progressismo e uma inspiração para o movimento social-democrata”.

O debate andará, por isso, à volta da possibilidade do exemplo português servir de “catalisador” de um bloco europeu à esquerda que construa uma nova agenda política, mas também da possibilidade de se construir pontos de unidade entre uma esquerda mais moderada e uma esquerda mais afastada do centro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos vai a Bruxelas ‘vender’ a geringonça de Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião