Comey é despedido. Wall Street despede-se do otimismo

  • ECO
  • 10 Maio 2017

O despedimento de Comey, chefe do FBI, ordenado por Trump, faz crescer a incerteza quanto às políticas expansionistas que demoram a chegar. Resultados de grandes empresas também desapontam.

Após a estabilidade dada pela vitória de Macron nas eleições francesas, a incerteza volta à bolsa norte-americana e os investidores retraem-se. Receia-se que o despedimento de Comey, chefe do FBI, possa traduzir uma falta de foco do Presidente nas políticas expansionistas para os EUA. A agravar estão os resultados, abaixo das expectativas, de algumas grandes empresas, com destaque para a Walt Disney.

Wall Street abriu em queda. Os três principais índices situam-se no vermelho, sendo o industrial Dow Jones, no qual a Walt Disney está cotada, aquele que regista a maior quebra, de 0,31% para os 20.909.71 pontos. Segue-se o S&P 500, cuja queda de 0,1% se traduz em 2396.92. O Nasdaq apresenta uma queda mais ligeira, de 0,02%, para os 6119,54 pontos.

Os analista Richard Perry, da Hantec Markets aponta para os movimentos dos mercados como prova da “cautela” perante um “presidente imprevisível”. Mathew Peterson, da LPL Financial afirma que o maior problema está no “efeito que isto terá na agenda de Trump” relativamente à reforma nos impostos, que tem vindo a ser anunciada e adiada. “Os mercados estão realmente à espera de cortes. Ainda sentimos que é uma questão de quando, não uma questão de se. Mas qualquer pensamento de que isto pode ser adiado para 2018 é negativo para os mercados”.

Por outro lado, gigantes da economia americana, como a Priceline, Disney, Fossil e a Yelp apresentaram resultados abaixo das expectativas, o que não contribui para o otimismo. As ações da Disney já se encontravam em queda na ordem dos 2,4% antes da abertura dos mercados.

Trump ordenou o despedimento de James Comey, chefe do FBI, que estava recentemente encarregue de investigar a possível influência da Rússia nas últimas presidenciais, nas quais Trump foi eleito presidente. O motivo avançado para o despedimento é o desagrado de Trump perante a forma como Comey lidou com o escândalo de e-mails à volta da candidata e adversária, Hillary Clinton.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comey é despedido. Wall Street despede-se do otimismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião