PT confirma ataque informático mas garante que serviços não foram afetados

  • Margarida Peixoto
  • 12 Maio 2017

A empresa de telecomunicações confirma ao ECO que foi alvo de um ataque informático. Garante que os planos de segurança foram acionados e que os serviços não foram afetados.

A PT confirmou ter sido alvo de um ataque informático. Fonte oficial da empresa adiantou ao ECO que foram acionados os planos de segurança, em colaboração com as autoridades, e garantiu que “a rede e os serviços de comunicações fixo, móvel, internet e TV prestados pelo Meo não foram afetados.”

“Foi detetado um ataque informático a nível internacional, com impacto em vários países, nomeadamente Portugal, afetando diferentes empresas de vários setores”, confirmou fonte oficial. “Na PT, todas as equipas técnicas estão a assumir as diligências necessárias para resolver a situação, tendo sido ativados todos os planos de segurança desenhados para o efeito, em colaboração com as autoridades competentes“, garantiu. “A rede e os serviços de comunicações fixo, móvel, móvel, internet e TV prestados pelo MEO não foram afetados”, assegurou ainda a mesma fonte.

Tal como o ECO contou, a PT foi alvo de um ataque cibernético. Nos computadores de alguns trabalhadores apareceram mensagens pop up a indicar que os ficheiros foram todos encriptados e a pedir um resgate de “300 dólares em bitcoins“, com um prazo de sete dias em contagem decrescente. Também a Telefónica foi alvo de um ataque informático, bem como um conjunto de hospitais britânicos, noticia o The Guardian.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PT confirma ataque informático mas garante que serviços não foram afetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião