BCE pode discutir alívio dos estímulos já na próxima reunião

A próxima reunião de política monetária do BCE decorre a 8 de junho. Nessa altura, o banco central já terá novas previsões da evolução da inflação e da economia.

O Banco Central Europeu (BCE) poderá começar a discutir o alívio dos estímulos à economia da zona euro já na próxima reunião de política monetária, que terá lugar a 8 de junho. A indicação é dada por executivos do banco central, numa nota a que a Bloomberg teve acesso.

O BCE tem mantido, até agora, uma posição de cautela em relação à retirada dos estímulos. Numa recente audição no Parlamento holandês, Mario Draghi reconheceu que “a recuperação económica passou de frágil e desigual para firme e generalizada”, mas manteve que é demasiado cedo para concluir se a política monetária seguida até agora foi bem sucedida.

Dias antes, Vítor Constâncio também já tinha sinalizado uma possível mudança de política monetária só será decidida no outono.

Agora, uma nota que resultou da reunião do BCE de 27 de abril vem mostrar uma posição diferente por parte de alguns responsáveis do banco central. Se a recuperação económica se mantiver, estes executivos consideram “ajustar a presente formulação” já na próxima reunião, cita a Bloomberg.

Nessa reunião, o BCE já terá novas previsões para a evolução da inflação e da economia, o que coloca o conselho de governadores “numa posição mais vantajosa para tomar uma decisão”, refere ainda a nota.

Atualmente, o programa de estímulos do BCE implica a compra de 60 mil milhões de dívida por mês, num plano que está previsto até ao final deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE pode discutir alívio dos estímulos já na próxima reunião

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião