“Demasiado cedo para declarar sucesso” da política monetária

  • Rita Atalaia
  • 10 Maio 2017

O crescimento está a acelerar, mas os preços ainda não dão sinais de recuperação. Este cenário mantém Draghi cauteloso. O presidente do BCE defende que ainda é cedo para falar de redução de estímulos.

Mario Draghi reconhece que o crescimento da zona euro está mais forte. Mas o presidente do Banco Central Europeu (BCE) também defende que é demasiado cedo para se afirmar que a política monetária foi “bem-sucedida”. O responsável europeu continua cauteloso, numa altura em que o crescimento dá sinais de recuperação, mas os preços ainda não estão a acelerar.

“A recuperação económica passou de estar frágil e desigual para uma recuperação firme e generalizada“, afirma Mario Draghi numa audição no Parlamento holandês, citado pela Bloomberg. No entanto, o presidente do BCE acrescenta que “ainda é demasiado cedo para declarar o sucesso” da política monetária. Ainda há trabalho a fazer, refere o responsável europeu.

Os responsáveis do BCE estão a ponderar se e como vão comunicar uma saída gradual dos estímulos. Apesar de a economia estar a crescer de forma estável, ainda não há sinais de aceleração dos preços. A inflação é principal indicador para onde o banco central olha quando tem de tomar decisões de política monetária.

Na segunda-feira, Yves Mersch, um dos responsáveis do BCE, disse que o banco central está prestes a descrever os riscos para a recuperação como “equilibrados de forma generalizada” — palavras que podem ser interpretadas como um sinal de redução dos estímulos. Mas Draghi mantém-se mais cauteloso. “Os dados confirmam que a recuperação cíclica da economia da Zona Euro está cada vez mais forte e que os riscos diminuíram”, afirma. No entanto, acrescenta, a inflação continua contida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Demasiado cedo para declarar sucesso” da política monetária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião