Braga: Quatro pilares fundamentais para crescer
O presidente da Câmara de Braga diz que o futuro da cidade passa por eliminar a burocracia, reter recursos humanos e aumentar a internacionalização e a componente das infraestruturas.
Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, elencou esta quarta-feira, durante o encerramento do Forum Económico, os desafios que a cidade tem pela frente para os anos mais próximos.
Para Rio, os próximos desafios da cidade passam pela desburocratização, a componente de infraestruturas, a projeção internacional e os recursos humanos.
Em matéria da eliminação dos custos de contexto, Ricardo Rio relembrou que a gestão urbanística da cidade não estava ajustada aos desafios pelo que está em curso uma revolução tecnológica.
No que diz respeito à componente infraestrutural, o presidente da Câmara recordou que esta tem que ser feita pela autarquia.
“A componente de infraestruturas a expensas do erário municipal porque o quadro comunitário não está formatado para as áreas de localização empresarial, e temos de criar condições para desenvolver as existentes e criar novos projectos”, sublinhou o presidente da Câmara.
Sobre a internacionalização, o presidente da autarquia referiu-se que “nesta matéria, contamos com a ajuda dos embaixadores empresariais e também com os embaixadores estrangeiros que estão sediados em Portugal”.
Por último, Ricardo Rio alertou para a questão dos recursos humanos. “Podemos ser vítimas do nosso sucesso, e começarmos a sentir o que outros destinos já vão sentindo e que é a falta de recursos humanos“.
Ricardo Rio avançou ainda que é “trabalhando todos estes mecanismos” que Braga se torna um pólo de competitividade e que, do ponto de vista economia, se possa tornar um “motor da economia internacional”.
Para Rio, a cidade tem de mitigar a dependência do setor da eletrónica e continuar a “trabalhar para captar novos projetos nas novas tecnologias, na ciência e na saúde”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Braga: Quatro pilares fundamentais para crescer
{{ noCommentsLabel }}