Alunos do ensino superior gastam mais em alojamento do que em propinas

  • ECO
  • 27 Maio 2017

Estudo mostra que estudar no ensino superior custa, em média, 6.445 euros anuais por cada estudante. Ou seja, cada aluno paga menos 2,7% de propinas. Mas os custos de vida aumentaram.

Fazer um curso superior está mais barato. Mas há outros custos que pensam hoje na carteira dos estudantes, nomeadamente as despesas com habitação, alimentação e transportes. Um estudo do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que será apresentado na próxima terça-feira, mostra que estudar no ensino superior custa, em média, 6.445 euros anuais por cada estudante. Ou seja, cada aluno paga menos 2,7% de propinas.

O instituto chegou à conclusão que cada aluno pagou agora menos 179 euros no ano letivo 2015/16 em comparação com 2010/11, avança o jornal Público. Esta descida deve-se à queda de 217 euros anuais dos custos da educação, que incluem propinas, taxas, livros, equipamento e material.

Mas, por outro lado, mostra o estudo, os custos de vida aumentaram 0,8%, situando-se agora nos 4.727 euros por ano. A diminuição do custo com a educação é “algo surpreendente”, afirma Luísa Cerdeira, coordenadora do estudo, ao jornal. Mas a investigadora da Universidade de Lisboa refere que os valores baixos da inflação e a necessidade de redução dos custos a que as famílias foram forçadas, devido à queda dos rendimentos, podem explicar esta variação.

Nos últimos anos, “as instituições privadas têm vindo a fazer um esforço na fixação do valor das propinas e taxas”, sublinha Cerdeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alunos do ensino superior gastam mais em alojamento do que em propinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião