5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Há muitos indicadores económicos a que os investidores devem estar atentos, não só em Portugal como no resto da Europa, no dia em que a Cimpor e a Teixeira Duarte também devem estar em foco na bolsa.

Num dia em que todos os principais mercados acionistas voltam a funcionar em pleno, há muitos indicadores económicos a que os investidores devem estar atentos, não só em Portugal como no resto da Europa. A nível nacional serão divulgadas estatísticas sobre o emprego, mas também sobre a produção industrial, relativamente a abril. Entre as cotadas da bolsa nacional, destaque para aquele que será o rumo das ações da Cimpor no dia em que a Teixeira Duarte apresenta contas. Lá fora, destaque para dados sobre o sentimento económico da Zona Euro e para dados sobre a inflação na Alemanha.

Cimpor vai continuar a subir? Teixeira Duarte presta contas

Duas cotadas da praça bolsista nacional prometem estar no centro das atenções, apesar de esse destaque se verificar por razões diferentes. A Teixeira Duarte escolheu o dia de terça-feira para divulgar o balanço das suas contas relativas ao primeiro trimestre, depois de ter encerrado 2016 com uma quebra de 40% nos seus lucros. Os investidores deverão estar também atentos à Cimpor depois de, na sessão desta segunda-feira, a suas ações terem disparado perto de 19%. Esta forte valorização ocorreu depois de a Camargo Correia ter anunciado que pretende retirar a cimenteira portuguesa da bolsa. Será a sessão desta terça-feira marcada por mais subidas para o título?

Divulgação de dados sobre a economia portuguesa

Serão conhecidos nesta terça-feira diversos dados sobre a economia portuguesa. Mais em concreto, o INE divulga as suas estimativas mensais sobre o emprego e o desemprego, relativas ao mês de abril, mas também os resultados do inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores de maio, bem como o índice de produção industrial também relativo ao mês de abril. A divulgação destes dados é importante, já que poderá dar pistas no sentido de perceber se a economia nacional irá dar seguimento no segundo trimestre ao bom desempenho apresentado nos primeiros três meses do ano.

Mais indicadores, também no resto da Zona Euro

Esta terça-feira será conhecido o indicador do sentimento económico da Zona Euro relativo ao mês de maio. As previsões dos especialistas vão no sentido de este indicador confirmar a tendência positiva do sentimento dos europeus, para atingir um máximo de vários anos. Na Alemanha, conhecido como o motor da Europa, será também conhecida a estimativa rápida para a inflação, relativa ao mês de maio. A expectativa é de que este indicador caia para 1,6% numa base anual e face aos 2% registados em abril.

Membro do BCE fala numa conferência na Áustria

Erkki Liikanen, membro do conselho de governadores do banco Central Europeu (BCE), participa como orador numa conferência sobre economia organizada pelo banco central da Áustria. Nessa ocasião, o governador do banco central da Finlândia poderá dar alguns sinais sobre o rumo da política monetária do BCE, a poucos dias da próxima reunião da entidade liderada por Mario Draghi. É já no próximo dia 8 de junho que os governadores dos bancos centrais da Zona Euro se reúnem, num evento onde poderá ser discutida uma eventual inversão da política de estímulos.

Mercados acionistas voltam ao pleno

Os mercados acionistas regressam à normalidade, com a retoma da negociação tanto da bolsa de Londres como de Wall Street. Na sessão anterior, o mercado acionista londrino esteve encerrado devido ao “Spring Bank Holiday”, feriado que é comemorado na última segunda-feira do mês de maio, dando aos ingleses a oportunidade de comemorarem a chegada da primavera. Já nos EUA é dia também de regressar à negociação, depois de o feriado do “Memorial Day” que se celebrou nesta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião