Empresas vão ter de comunicar ataques informáticos

  • ECO
  • 30 Maio 2017

A nova regra consta de uma legislação comunitária que está a ser transposta para Portugal, depois de várias empresas nacionais terem sido alvo de um ataque informático à escala mundial.

As empresas privadas vão passar a ser obrigadas a informar o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) sempre que forem alvo de ataques informáticos. A notícia é avançada, esta terça-feira, pelo Jornal de Notícias (acesso pago), que cita o coordenador do CNCS, Pedro Veiga.

Segundo o mesmo jornal, a nova regra consta de uma legislação comunitária que está a ser transposta para Portugal, depois de várias empresas nacionais, incluindo a PT e o BCP, terem sido alvo de um ataque informático à escala mundial.

Pedro Veiga justifica esta nova obrigatoriedade com o peso da tecnologia sobre domínios essenciais da vida dos cidadãos, como o fluxo de água.

Ainda que a norma se estenda às empresas privadas, a principal preocupação do CNCS são os ministérios ligados à soberania. “O Ministério da Administração Interna tem capacidade de defesa própria e a Defesa dispõe de um centro de ciberdefesa, mas colaboramos muito com estes organismos, assim como com a Saúde e as Finanças”, refere Pedro Veiga ao Jornal de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas vão ter de comunicar ataques informáticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião