Moody’s: Sem vender carteiras, CGD não consegue reduzir malparado

  • Rita Atalaia
  • 30 Maio 2017

A agência de notação alerta que o crédito malparado vai continuar a pesar no balanço e nas contas do banco. Assim como Paulo Macedo, não prevê um regresso aos resultados positivos este ano.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) quer reduzir o crédito malparado, no âmbito do plano estratégico para 2017-2020. Mas não vai ser uma tarefa fácil, alerta a agência de notação Moody’s. Enquanto o banco estatal não conseguir vender carteiras de empréstimos em incumprimento, o malparado vai continuar a pesar no balanço durante, pelo menos, mais um ano. Assim, o regresso aos lucros só deve acontecer a partir do próximo ano.

“Na nossa perspetiva, a CGD vai enfrentar um desafio na redução significativa do rácio de NPL [malparado] nos próximos 12 a 18 meses“, explica a Moody’s, num comunicado. Isto, diz a agência de notação, “na ausência de qualquer venda expressiva de empréstimos em incumprimento, considerando as perspetivas económicas ainda modestas para o país”.

"A CGD vai enfrentar um desafio na redução significativa do rácio de NPL [malparado] nos próximos 12 a 18 meses, na ausência de qualquer venda expressiva de empréstimos em incumprimento, considerando as perspetivas económicas ainda modestas para o país.”

Moody's

Até ao final de março, a CGD reportou um rácio de crédito malparado de 15,4%, face a 15,8% até ao final do ano passado, o que “compara de forma pouco favorável com os maiores bancos europeus”, nota.

Um valor ainda elevado que pesa no balanço e adia o regresso da CGD aos lucros. “Durante o resto de 2017, não prevemos uma recuperação significativa da rentabilidade do banco, uma vez que as pressões provocadas pelo cenário operacional, nomeadamente o volume de negócios ainda contido e as taxas de juro muito baixas, vai impedir que [a CGD] alcance melhorias significativas a nível do resultado operacional“, remata a agência de notação.

Este alerta já tinha sido deixado por Paulo Macedo. O presidente do banco estatal afirmou, na apresentação dos resultados para os primeiros três meses do ano, que “se a CGD não apresentar lucros, terei um duplo problema”. Um banco que não gere capital tem de encolher. É, por isso, “indispensável que a Caixa gere lucros”, salientou Macedo.

(Notícia atualizada às 16h47 com mais detalhes)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s: Sem vender carteiras, CGD não consegue reduzir malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião