Novo recorde: Birkin de ouro e diamantes leiloada por 380 mil dólares

  • Juliana Nogueira Santos
  • 31 Maio 2017

A mala exclusiva da casa francesa foi vendida pela Christie's a um licitador anónimo que destruiu assim o antigo recorde de 300 mil dólares.

Uma versão exclusiva da icónica Birkin, uma das malas mais famosas da Hermès, foi arrematada por cerca de 380 mil dólares, tornando-se assim a mala mais cara de sempre a ser vendida em leilão. Esta, que pertence à coleção Himalaya da casa francesa, foi considerada o “santo graal” das malas pela sua leiloeira, a Christie’s.

Feita de pele de crocodilo branca mate e adornada com ouro branco de 18 quilates e 205 diamantes, esta Birkin 30 causou uma disputa intensa de 15 minutos na sala de leilões da Christie’s em Hong Kong, envolvendo não só os licitadores presentes, como aqueles que estavam a acompanhar o leilão pela internet e pelo telefone. O valor estimado pela leiloeira estava entre os 193 mil e os 258 mil dólares.

Assim, um licitador — que preferiu não ser identificado — levou para casa uma das malas mais cobiçadas do mundo e destruiu o anterior recorde de 300 mil dólares, também estabelecido por uma Birkin 30 semelhante. Esta sessão da leiloeira, que contava com outros lotes valiosos, rendeu cerca de cinco milhões de dólares.

Investir numa Birkin ou em ouro?

O modelo Birkin foi inspirado na atriz e cantora inglesa Jane Birkin que, por acaso, viajou no mesmo voo que o dono da casa francesa e que se queixou a este de como não conseguia encontrar uma boa mala de fim de semana em pele. Desde então, a Birkin — tal como a Kelly, inspirada na princesa Grace Kelly — tem-se estabelecido como um dos objetos mais desejados pelas mulheres de todo o mundo, chegando até a ser considerada um dos melhores investimentos a fazer.

Jane Birkin, a atriz e cantora que deu nome à icónica mala da Hermès.Roland Godefroy/Wikimedia Commons

Segundo uma análise da Baghunter, uma loja online de malas de alta-costura, o retorno médio anual de uma mala Birkin ultrapassa tanto o de ações cotadas no S&P 500, como o do ouro. Tendo em conta a inflação, o ouro contabiliza um retorno anual de 1,9%, as ações de 8,7% e a Birkin de 14,2%. Para além disto, os analistas destacam a menor volatilidade do valor da mala, em relação aos outros ativos.

E se já está pegar na carteira para investir na mala, não o faça tão depressa. A lista de espera para ter uma Hermès Birkin nova chega aos seis anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo recorde: Birkin de ouro e diamantes leiloada por 380 mil dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião