Raize e BNI Europa juntam-se para financiar PME

  • Juliana Nogueira Santos
  • 31 Maio 2017

O BNI Europa vai reforçar em 10 milhões de euros a capacidade de financiamento da bolsa de empréstimos portuguesa, que tem como principais alvos as pequenas e médias empresas.

A plataforma de empréstimos Raize juntou-se ao BNI Europa para investir nas pequenas e médias empresas portuguesas. Através desta, que é a primeira parceria entre um banco e uma fintech portuguesa para financiar a economia nacional, serão emprestados 10 milhões de euros nos próximos dois anos.

O BNI Europa entrou para a lista de investidores da Raize no segundo trimestre deste ano, tendo já começado a emprestar fundos à taxa indicativa. Para além disto, a instituição bancária angolana também celebrou uma parceria de 45 milhões de libras com a MarketInvoice, a segunda maior plataforma de empréstimos da Europa.

“O primeiro contacto entre a Raize e o BNI deu-se numa conferência de fintech do Banco de Portugal em outubro do ano, onde o Governador estava a introduzir o tema na sociedade portuguesa e a propósito desse evento, onde também estava o CEO do banco, acabámos por conversar e por começar a estudar uma parceria“, contou ao ECO, José Maria Rego, co-fundador da plataforma.

Desde que foi criada, em 2014, a Raize já realizou mais de 350 operações de financiamento, com um valor total superior a 6,5 milhões de euros. Esta parceria vai permitir à Raize mais que duplicar este valor. “O facto de um banco se juntar acresce a capacidade de financiamento da bolsa e canaliza-o de uma forma mais eficiente para a economia”, afirma José Maria Rego.

A plataforma, que tem atualmente mais de 11 mil investidores, estima que daqui a 10 anos em Portugal, cerca de 25% das PME se financiem junto de investidores. No Reino Unido, por exemplo, os empréstimos através de bolsas de empréstimos a PME já representavam 14% dos novos empréstimos em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Raize e BNI Europa juntam-se para financiar PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião