Vinhais tem meio milhão de euros para investir no fumeiro
O fumeiro é dos produtos com maior peso económico em Vinhais, concelho do distrito de Bragança. Enchidos tradicionais movimentam cerca de seis milhões de euros por ano nesta região.

O município de Vinhais tem disponíveis mais de meio milhão de euros de fundos comunitários para dinamizar e apoiar novos projetos empresariais no setor do fumeiro.
O fumeiro é dos produtos com maior peso económico neste concelho do distrito de Bragança, que fez dos enchidos tradicionais uma fileira que movimenta cerca de seis milhões de euros por ano.
A Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB) é a responsável por esta fileira e “conseguiu a aprovação de um projeto, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2020, num montante de financiamento de 534.699 euros.
Com o projeto “Apoio ao Empreendedorismo do Setor Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes” pretende-se fomentar o espírito empresarial na região, mais concretamente no que diz respeito à produção de fumeiro de Vinhais com Indicação Geográfica Protegida (IGP).
O projeto, que é uma aposta da ANCSUB com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, “permitirá concretizar uma estratégia de valorização dos produtos agroalimentares de Vinhais, em especial do fumeiro, através do apoio às empresas do setor agroalimentar e criação de novas empresas”.
A aposta passa também pela “inovação dos produtos endógenos, da qualificação dos empresários do setor agroalimentar e do aumento da comercialização e exportação de produtos e da dinamização e promoção do turismo gastronómico”, segundo informação divulgada pela autarquia local.
"A aposta passa pela inovação dos produtos endógenos, da qualificação dos empresários do setor agroalimentar e do aumento da comercialização e exportação de produtos e da dinamização e promoção do turismo gastronómico.”
A secretária técnica da ANCSUB, Carla Alves, salienta que “a aprovação deste projeto reveste-se de uma grande importância para um concelho, onde a produção de fumeiro continua a ser um dos importantes setores económicos”.
“Vinhais é um território rural, onde a agricultura é o suporte socioeconómico da população e a produção de fumeiro tem de continuar e ser encarada como uma alternativa de criação da própria empresa e do próprio emprego”, defendeu.
O projeto, segundo dos promotores, arranca ainda este ano e prolonga-se até 2019.
Há mais de 30 anos que os enchidos de Vinhais ganharam estatuto além das fronteiras da região e atraem apreciadores de todo o país, sobretudo na tradicional feira anual. Todos os enchidos de Vinhais têm certificado de qualidade e atingem preços de 40 euros o quilograma, no caso do salpicão, e já conquistaram o mercado nacional e o da exportação.
O fumeiro é o pilar da economia local, com 310 postos de trabalho diretos num concelho onde 3.000 pessoas vivem apenas da agricultura. A fileira dos enchidos movimenta o concelho durante todo o ano nas cozinhas regionais, nas unidades industriais, nas 185 explorações pecuárias do porco bísaro, o responsável pela carne que distingue este fumeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vinhais tem meio milhão de euros para investir no fumeiro
{{ noCommentsLabel }}