De pequenino… Portugueses são os primeiros da Europa a escolher o clube de futebol

Aos oito anos, as crianças portuguesas já sabem qual o clube de eleição. A média europeia é 13 anos.

Os portugueses são precoces no que diz respeito às preferências… clubísticas. A conclusão é de um estudo da Mastercard divulgado esta quinta-feira, que dá conta de que, aos oito anos, os portugueses já sabem qual é o seu clube de futebol de eleição.

De acordo com o estudo — que entrevistou 10.500 adeptos em toda a Europa, 57% dos adeptos portugueses sabem, até aos dez anos, o seu clube de preferência. O número contrasta com a média europeia: 13 anos. Na Rússia, a idade mais tardia em matéria de escolha clubística, os jovens elegem o clube de preferência aos 17 anos, em média.

Além de serem os que mais cedo escolhem o clube favorito, os portugueses são também os adeptos que mais estão dispostos a fazer para acompanhar a equipa de eleição: de acordo com o mesmo estudo, 43% assiste a pelo menos um jogo ao vivo, no estádio, entre os 0 e os dez anos.

Até onde chega o amor?

Quando a questão é o clube do coração, há pessoas capazes de fazer loucuras. O estudo da Mastercard decidiu perguntar aos adeptos o que seriam capazes de fazer pela equipa, seja através de dinheiro, distância e até fatores sociais como relacionamentos. E para os inquiridos, os fins justificam os meios: por exemplo, o amor dos britânicos pelos jogos de futebol levou a que 11% dos participantes no estudo afirmassem que não poderiam namorar com um adepto de qualquer clube rival da sua equipa. No extremo oposto estão os adeptos gregos e espanhóis: apenas 4% admitiram não poder envolver-se com pessoas que pertencessem a outros clubes.

Os turcos são os adeptos que mais gastam para acompanhar os clubes favoritos in loco: de acordo com o estudo, os turcos gastam, em média, o equivalente a 698 euros para ver jogos dos seus clubes. Já os britânicos são dos mais poupados: 58% consideraria gastar até 100 euros para assistir a um jogo de futebol.

Ainda assim, o amor tem limites: apenas 13% do total dos 10.500 inquiridos estariam dispostos a abdicar de uma vitória na lotaria para assistir a um jogo do seu clube numa final da Liga dos Campeões (66% dos ucranianos demonstram, nesta questão, ser a exceção que confirma a regra).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De pequenino… Portugueses são os primeiros da Europa a escolher o clube de futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião