Banco de Portugal pressiona Santana Lopes a entrar no Montepio

  • ECO
  • 3 Junho 2017

O governador do Banco de Portugal apela ao "interesse nacional" de uma parceria entre a Santa Casa e o Montepio, apontando para a importância de existir um banco privado de capital nacional.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, está a pressionar Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), para que este dê luz verde à entrada da instituição no capital do Montepio Geral, avança o Expresso (acesso pago).

Já na sexta-feira, o Público tinha noticiado que os responsáveis da Santa Casa e do Montepio estiveram reunidos, na semana passada, com o Banco de Portugal para discutir os termos da possível parceria entre as duas instituições. O plano passa pela criação de uma sociedade veículo, participada pelas Santas Casas de Lisboa e do Porto e por uma entidade não bancária, mas também pela criação de instrumentos financeiros que permitiriam à Santa Casa não entrar já no capital do Montepio.

Uma solução alternativa seria a Santa Casa de Lisboa comprar as unidades de participação do Caixa Económica Montepio Geral que são detidas pela Associação Mutualista; a liquidez conseguida com esta operação permitiria o aumento de capital do Montepio que o Banco de Portugal pode vir a exigir.

Agora, o Expresso vem escrever que a intenção do regulador é mesmo que a Santa Casa feche a parceria com o grupo Montepio. “A pressão é fortíssima e vem cada vez mais de cima”, diz ao semanário fonte ligada ao processo. A decisão da Santa Casa deverá ser tomada até ao final de julho, acrescenta o mesmo jornal.

Carlos Costa estará a apresentar dois argumentos a Santana Lopes: primeiro, a importância de existir um banco privado de capital nacional; depois, as vantagens de essa instituição ter uma ligação ao setor social e uma sensibilidade às pequenas e médias empresas. Está assim em causa o “interesse nacional”, terá argumentado o governador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal pressiona Santana Lopes a entrar no Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião