Trump já nomeou novo diretor do FBI. Um homem de “credenciais impecáveis”

Depois de ter despedido James Comey, o presidente norte-americano nomeou Christopher A. Wray para liderar o FBI.

Donald Trump já nomeou o novo diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI). Será Christopher A. Wray, “um homem de credenciais impecáveis”, anunciou o presidente norte-americano na sua conta oficial de Twitter.

O último diretor da unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, James Comey, foi afastado do cargo pelo próprio Donald Trump, no mês passado. Comey liderou a investigação à atuação da Rússia nas eleições norte-americanas e foi o segundo responsável do FBI a ser despedido pelo presidente norte-americano.

Dias depois de James Comey ter sido despedido, foi divulgada uma nota, escrita pelo antigo diretor do FBI, que dava conta de que Donald Trump terá intercedido junto de Comey para que o FBI cessasse a investigação a Michael Flynn, ex-conselheiro de segurança nacional.

O anúncio de Trump é feito um dia antes de James Comey depor sobre estas alegadas tentativas de Trump de encerrar as investigações a Michael Flynn, lembra o The New York Times. “A ação pode representar uma tentativa de injetar credibilidade numa investigação atingida por controvérsia e acusações de manipulação por parte do presidente”, escreve o jornal norte-americano.

A nova escolha de Trump, Christopher Wray, é atualmente associado da forma de advogados King & Spalding. Foi também procurador-geral durante o mandato de George W. Bush.

Notícia atualizada às 13h15 com mais informação.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Trump já nomeou novo diretor do FBI. Um homem de “credenciais impecáveis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião