Banca italiana chamada a contribuir com 1,2 mil milhões para salvar bancos de Veneza

O Popolare e o Veneto precisam de ser recapitalizados com 6,4 mil milhões de euros. O BCE já aprovou as ajudas estatais, mas parte do dinheiro terá de vir de fundos privados.

Os maiores bancos italianos podem ser chamados a contribuir com 1,2 mil milhões de euros para resgatar o Popolare di Vicenza e o Veneto Banca, avança a Reuters.

O Banco Central Europeu autorizou, em abril, o Popolare e o Veneto a receberem ajudas estatais no âmbito da chamada recapitalização preventiva, confirmando que, juntos, os dois bancos precisam de 6,4 mil milhões de euros. Contudo, as autoridades europeias exigem que parte deste montante (os tais 1,2 mil milhões) provenha de fundos privados.

É aí que entram os bancos que serão chamados a contribuir para este resgate, onde se incluem, segundo a Reuters, o UniCredit e o Intesa Sanpaolo. As contribuições serão proporcionais à dimensão dos bancos, em termos de depósitos, e haverá já alguns bancos de acordo com a medida, desde que todos participem no resgate.

A agência noticiosa escreve ainda que foi a resolução relâmpago do Banco Popular, em Espanha, que veio colocar maior pressão sobre o governo italiano para arranjar também uma solução no curto prazo. Ainda assim, as negociações para este fundo de resgate privado estão, para já, em fase inicial. O CEO do UniCredit, Jean Pierre Mustier, já terá tido reuniões com o governo italiano e com as autoridades europeias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca italiana chamada a contribuir com 1,2 mil milhões para salvar bancos de Veneza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião