Apoio às empresas leva maior fatia do Alentejo 2020

  • ECO
  • 14 Junho 2017

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em comunicado, revelou que se verifica “uma taxa de compromisso de 31% da dotação financeira global do Alentejo 2020”.

O programa comunitário Alentejo 2020 anunciou esta quarta-feira já ter aprovado 1.159 candidaturas a fundos europeus, que representam 332 milhões de euros de apoios, a maioria para a competitividade e internacionalização das pequenas e médias empresas (PME).

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em comunicado, revelou que se verifica, assim, “uma taxa de compromisso de 31% da dotação financeira global do Alentejo 2020”, que ascende a 1.083 milhões de euros.

As 1.159 candidaturas aprovadas pela autoridade de gestão do programa operacional regional representam um total de 332 milhões de euros de fundos europeus, dos quais 296 milhões são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 36 milhões do Fundo Social Europeu (FSE).

“A área da Competitividade e Internacionalização das PME apresenta o montante mais elevado de fundos europeus aprovados, com 142 milhões de euros”, ou seja, “43% da dotação total aprovada no programa”, indicou a CCDR. Um montante desde logo inflacionado pelos 31,4 milhões de euros pagos à Instituição Financeira de Desenvolvimento, mais conhecida por banco de fomento, para a criação de um Fundo de Fundos de Dívida/Garantia. Recorde-se que o orçamento da IFD foi criado a partir das contribuições dos diferentes programas operacionais regionais.

O projeto de inovação da Stradalux é investimento que recebeu o maior apoio a nível das PME (1,97 milhões) para alavancar um investimento de 2,71 milhões de euros.

“Outras áreas relevantes”, de acordo com o comunicado, são o Ambiente e Sustentabilidade, com 53 milhões de euros de fundos aprovados — onde se incluem os 3,71 milhões de euros para a requalificação da fortificação abaluartada de Campo Maior –, e o Desenvolvimento Urbano Sustentável, com 33 milhões. A este nível destaca-se os 11 milhões para o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.

Os projetos na área do Ensino e Qualificação do Capital Humano representam 29 milhões de euros, os relacionados com a Coesão Social e Inclusão ascendem a 26 milhões e as iniciativas enquadradas na Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação totalizam 24 milhões, acrescentou a CCDR.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio às empresas leva maior fatia do Alentejo 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião