Barclays e quatro ex-administradores acusados de fraude

O banco britânico e quatro dos seus ex-administradores foram acusados pelas autoridades do Reino Unido de cometer fraude no Qatar.

A autoridade britânica Serious Fraud Office (SFO) anunciou que processou o Barclays e quatro ex-administradores do banco por fraude e assistência financeira ilegal. Em comunicado, a SFO explica que o processo está relacionado com os esquemas de aumento de capital do banco com a Qatar Holding LLC e a Challenger Universal Ltd. Os negócios realizaram-se em 2008, uma via que permitiu ao banco evitar uma ajuda pública durante a crise financeira. O processo inclui ainda um empréstimo de três mil milhões de libras ao Estado do Qatar através do Ministério da Economia e Finanças, no mesmo ano.

Este é o culminar de uma investigação que dura há cerca de cinco anos. Para além do banco, são visados o ex-presidente executivo, John Silvester Varley, o ex-responsável pelo setor da banca de investimento no Médio Oriente e Norte de África, Roger Alan Jenkings, o ex-presidente do Barclays Wealth and Investment Management, Thomas Llewellyn Kalaris, e, por fim, o ex-diretor da banca de investimento Richard Boath.

A Bloomberg conta que o caso relaciona-se com os 322 milhões de libras que o Barclays pagou em honorários aos investidores do Qatar por um empréstimo que fazia parte de um vasto pacote de financiamento (cerca de 12 mil milhões de libras) durante a crise financeira. O objetivo era evitar uma ajuda de Estado, tal como acabou por acontecer ao LLoyds.

A audição em tribunal está marcada para o dia 3 de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barclays e quatro ex-administradores acusados de fraude

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião