Primeira caixa automática celebra 50 anos pintada de ouro

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Junho 2017

A primeira caixa automática foi instalada numa agência do Barclays, em Londres, no dia 27 de junho de 1967. No dia que comemora 50 anos foi pintada de... ouro. E até tem uma passadeira vermelha.

Se há invenções que facilitaram a vida de todas as pessoas, um pouco por todo o mundo, uma delas será, sem dúvida, a caixa automática. Quer seja para levantar dinheiro, consultar saldos de conta ou efetuar pagamentos ou tantas outras operações, haverá pouca gente a não utilizar diariamente um destes dispositivos. E esta terça-feira estes estão de parabéns.

A caixa automática surgiu da cabeça de um escocês chamado John Shepherd-Barron e foi instalada pela primeira vez numa agência do Barclays em Londres, no Reino Unido. Foi no dia 27 de junho de 1967, ou seja, há 50 anos. A inauguração foi feita pelo ator britânico Reg Varney. No vídeo abaixo podemos ver imagens de arquivo de uma das primeiras utilizações.

Assim, 50 anos e três milhões de caixas automáticas em todo o mundo depois, este primeiro exemplar foi pintado de dourado, ornamentado com uma placa comemorativa e teve direito até a uma passadeira vermelha, para que todos os seus utilizadores tenham uma experiência diferente neste dia de festa.

À Reuters, o responsável de comunicação do Barclays referiu que “ainda que nos anos recentes tenhamos assistido a uma crescimento da banca digital e dos pagamentos por cartão, o dinheiro ainda é uma parte crucial do dia-a-dia de muitas pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira caixa automática celebra 50 anos pintada de ouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião