“Não acredito que medidas sufragadas suscitem investigações”

  • ECO
  • 30 Junho 2017

Manuel Pinho orgulha-se de ter participado na transformação do setor energético. E diz que não acredita que "execução de políticas sufragadas" possam suscitar investigações criminais.

Manuel Pinho, antigo ministro da Economia que de acordo com o Jornal Económico vai ser ouvido por causa dos CMEC como arguido até meados de julho, defende a atuação do Executivo que integrou, liderado por José Sócrates, no que respeita ao setor energético. Num artigo publicado no Público (acesso condicionado), diz ter orgulho na “extraordinária transformação operada no setor em Portugal”. E mostra-se incrédulo que se medidas validadas pelo voto possam “suscitar investigações de natureza criminal”.

"Tenho para mim como muito claro o acerto da estratégia implementada para o setor energético nacional, e orgulho-me da participação que tive na mesma e da extraordinária transformação operada no setor em Portugal a partir de 2005.”

Manuel Pinho

Ex-ministro da Economia

“Tenho para mim como muito claro o acerto da estratégia implementada para o setor energético nacional, e orgulho-me da participação que tive na mesma e da extraordinária transformação operada no setor em Portugal a partir de 2005, quanto a todos os objetivos que animavam tal estratégia, de segurança no abastecimento, de redução da dependência energética externa, de diversificação de fontes – renováveis – de energia, de eficiência energética, de liberalização do mercado do gás e eletricidade, de promoção de concorrência entre operadores, etc”, refere Pinho.

O antigo ministro da Economia, que está há vários anos afastado de Portugal, prossegue, afirmando que “pode-se concordar ou discordar do que foi feito pelo XVII e XVIII governos em matéria energética, mas não posso acreditar que em Portugal a execução de políticas sufragadas pelo voto, conformes às exigências legais e determinações europeias e devidamente escrutinadas, possam suscitar investigações de natureza criminal“.

Neste sentido, e porque estão a decorrer investigações criminais relativas a este processo, Pinho diz que “mais de 10 anos após a celebração dos referidos contratos em execução da estratégia definida pelo Governo a que pertenci”, surge envolvido neste processo que já tem como arguidos, entre outros, António Mexia e Manso Neto, presidentes executivos da EDP e EDP Renováveis, respetivamente. “Só terei sido aparentemente envolvido no inquérito à EDP através do boato vicioso de que me teria sido atribuída uma cátedra de 3 milhões na Universidade de Columbia, por interposta EDP. É totalmente mentira e sou o maior interessado em que esta matéria seja totalmente esclarecida”, diz Pinho, que já tinha dito que as suspeitas de corrupção são um “absoluto disparate”.

Pode-se concordar ou discordar do que foi feito pelo XVII e XVIII governos em matéria energética, mas não posso acreditar que em Portugal a execução de políticas sufragadas pelo voto, conformes às exigências legais e determinações europeias e devidamente escrutinadas, possam suscitar investigações de natureza criminal.

Manuel Pinho

Ex-ministro da Economia

“Não fui favorecido pela EDP e sempre tive o cuidado de nunca me envolver profissionalmente com a empresa. Para que fique absolutamente claro, a EDP também nunca me pagou, a mim e à minha família, viagens a grandes cidades, estadias em hotéis de 5 estrelas e avenças, nem deu empregos aos meus filhos“, diz, salientando que quando esteve na Gamesa, “por uma questão de princípio, sempre me recusei a intervir em qualquer assunto envolvendo a EDP, o que é fácil confirmar” já que esta nunca “conseguiu qualquer grande contrato com a EDP”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não acredito que medidas sufragadas suscitem investigações”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião