Japão junta-se à UE em resposta ao protecionismo de Trump

  • ECO
  • 1 Julho 2017

Nas vésperas do G-20, Japão e União Europeia estão a ultimar um acordo comercial. As negociações estão praticamente terminadas, sendo esta uma resposta dos dois blocos ao protecionismo dos EUA.

Japão e União Europeia estão prestes a firmar um acordo comercial. Nas vésperas do G20, as negociações entre ambos os blocos económicos estão a entrar na reta final, diz o Financial Times (acesso pago). Apesar da última reunião, realizada este sábado, não ter terminado com uma assinatura de ambos, foram feitos progressos em áreas sensíveis como o queijo e as peças para automóveis.

De acordo com a publicação financeira, responsáveis dos países europeus e nipónicos sinalizaram que os seus líderes políticos mostraram abertura para avançar com o acordo de comércio livre. A expectativa é de que esse acordo possa ser alcançado numa cimeira que terá lugar a 6 de julho, antes do G20, a 7 e 8 de julho, em Hamburgo.

“estamos quase lá”, diz Cecilia Malmström, a comissária europeia do Comércio, acrescentando que “há convergência suficiente para que os nossos representantes possam chegar a acordo na cimeira que se realizada na próxima semana“. “Houve progressos suficientes, mas há ainda assuntos pendentes”, disse Fumio Kishida, ministro dos Negócios Estrangeiros, mostrando um pouco mais de cautela.

A assinatura de um acordo entre os dois blocos seria vista como uma mensagem do Japão e da União Europeia aos EUA, nomeadamente a Donald Trump. É que o presidente norte-americano é um defensor do protecionismo, estando a implementar medidas no sentido de favorecer empresas que produzam nos EUA em desfavor de grupos internacionais que querem exportar para os EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Japão junta-se à UE em resposta ao protecionismo de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião