Putin alerta para aumento do protecionismo

  • Lusa
  • 14 Maio 2017

O presidente da Rússia advertiu, este domingo, para a existência de uma crise do tradicional modelo de crescimento e do Estado social, e para o aumento do protecionismo.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu hoje para a existência de uma crise do tradicional modelo de crescimento e do Estado social, e para o aumento do protecionismo em detrimento do antigo modelo de globalização.

“Muitos países estão a ser testemunhas de uma crise do Estado social, o qual é incapaz de assegurar a sua própria sustentabilidade”, afirmou Putin, durante o seu discurso, na abertura do Fórum de Cooperação Internacional das Novas Rotas da Seda, que decorre em Pequim.

"Muitos países estão a ser testemunhas de uma crise do Estado social, o qual é incapaz de assegurar a sua própria sustentabilidade”

Vladimir Putin

Presidente da Rússia

“O desequilíbrio do desenvolvimento económico e social, assim como a crise do antigo modelo de globalização resultaram em consequências negativas para as relações entre os Estados assim como para a segurança, pobreza e cuidados sociais”, sublinhou.

O fórum sobre a iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” – “versão simplificada de “Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI” –, que decorre hoje e segunda-feira, conta com líderes de 29 países, estando Portugal representado pelo secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Numa intervenção de menos de 15 minutos, Putin sublinhou que o protecionismo se tornou “norma”, defendendo que seja combatido, deixando para trás os “estereótipos” com ideias “frescas e novas”.

Acredito que a Eurásia é capaz de elaborar uma agenda substancial e positiva”, afirmou, indicando referir-se à procura de “novos agentes de crescimento”.

O Presidente russo também manifestou o seu desejo de cooperar com a União Europeia e outras instituições do velho continente para reverter a tendência atual e “alcançar a construção de uma cooperação única do Atlântico até ao Pacífico”.

A União Europeia – à semelhança dos Estados Unidos – mantém sanções económicas contra a Rússia devido à sua anexação da Crimeia em 2014.

Putin assinalou ainda, diante de líderes e representantes de mais de uma centena de países, a sua intenção de construir um futuro baseado “na igualdade”, com uma menção expressa ao “respeito pela soberania nacional” e aos princípios “invioláveis” das Nações Unidas.

Para o Presidente russo, existe uma “brecha colossal” em termos de desenvolvimento entre muitos países e regiões, o que facilita o avanço de fenómenos como “o terrorismo internacional, o extremismo e as migrações ilegais”.

Também falou sobre o trabalho do seu homólogo chinês, Xi Jinping, com quem mantém estreitos laços bilaterais, como impulsionar das Novas Rotas da Seda, uma iniciativa que qualificou de “promissora”, com a qual instou os participantes do fórum a “voltar ao trabalho em comum”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin alerta para aumento do protecionismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião