Caixa vende 476 milhões de malparado a fundo de investimento norte-americano

O fundo Bain Capital Credit fez a primeira aquisição na banca portuguesa e vê potencial para mais investimentos no país, particularmente no imobiliário e no crédito malparado.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu 476 milhões de euros em crédito malparado ao fundo de private equity Bain Capital Credit. O fundo norte-americano adquiriu ainda outros 489 milhões em empréstimos do banco espanhol Ibercaja.

A carteira de créditos comprada pela Bain Capital é constituída “maioritariamente por empréstimos imobiliários bilaterais garantidos por pequenas e médias empresas e algumas grandes empresas“, explica o fundo, em comunicado enviado às redações. “A garantia de colaterais destes empréstimos inclui uma vasta gama de ativos, incluindo-se projetos de desenvolvimento imobiliário residencial em curso e finalizados e parcelas de terreno”, acrescenta o comunicado.

Esta é a primeira aquisição do fundo norte-americano na banca portuguesa e a expansão no país está nos planos. “Vemos potencial para mais investimentos em Portugal, particularmente no setor imobiliário e no crédito malparado“, diz Fabio Longo, administrador da Bain Capital Credit, citado em comunicado. Já Alon Avner, responsável da Bain Capital Credit para a Europa, diz que o fundo acredita que “este é o momento certo para expandir para Portugal com o objetivo de novos negócios no futuro“.

Em Espanha, a Bain Capital Credit já faz aquisições desde 2014. Os 489 milhões agora adquiridos ao Ibercaja resultam de créditos concedidos a investidores do setor imobiliário.

O anúncio destas aquisições é feito no mesmo dia em que os ministros das Finanças da União Europeia chegaram a acordo para a elaboração de um plano de ação para acelerar a resolução do problema do crédito malparado na Europa. O plano será implementado à escala europeia e visa tornar a banca mais saudável e capaz de emprestar à economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa vende 476 milhões de malparado a fundo de investimento norte-americano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião