Costa mantém confiança no ministro da Defesa

  • Juliana Nogueira Santos
  • 11 Julho 2017

O primeiro-ministro falou pela primeira vez ao país sobre o assalto à base militar de Tancos e reafirmou a confiança em Azeredo Lopes.

O primeiro-ministro falou pela primeira vez ao país sobre o assalto à base militar de Tancos, tendo reafirmado a confiança no ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e elogiado o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o general Pina Monteiro.

“O ministro da Defesa tem toda a minha confiança”, afirmou António Costa. “Exerceu as suas funções como é devido”, justificou. Os votos de confiança foram também estendidos a todas as chefias militares, com o primeiro-ministro a reiterar que o Governo confia “nos seus comandos”.

Numa altura em o Executivo está sob ataque não só devido ao assalto de Tancos, mas também pela tragédia de Pedrógão Grande, que resultou na morte de 64 pessoas, António Costa aproveitou para agradecer “a hombridade com que as Forças Armadas assumiram as responsabilidades nesta matéria”.

Material roubado ia ser abatido

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), o general Pina Monteiro, divulgou as conclusões da análise ao material roubado, cujo valor rondará os 34 mil euros. Para além disso, segundo Pina Monteiro, o material roubado “não pode ser utilizado com eficácia”, visto que “estava selecionado para ser abatido”.

“Depois de levar um soco no estômago, já tirámos as lições”, assumiu o general Pina Monteiro. “Estamos direitos e prontos para assegurar a confiança dos portugueses nas Forças Armadas.”

"Depois de levar um soco no estômago, já tirámos as lições. Estamos direitos e prontos para assegurar a confiança dos portugueses nas Forças Armadas.”

General Pina Monteiro

CEMGFA

O CEMGFA concluiu com a garantia de que vão ser tomadas as medidas “a médio e longo prazo” para que um golpe deste género não volte a acontecer, sendo que não as pode enumerar para não dar informações a possíveis criminosos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa mantém confiança no ministro da Defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião