Crédito automóvel atinge recorde de cinco anos

Os portugueses contraíram quase 252 milhões de euros em financiamento para automóveis em maio. Trata-se do valor mais elevado do histórico do Banco de Portugal que remonta ao início de 2013.

O crédito automóvel continua a acelerar e a puxar pelo total do novo crédito ao consumo disponibilizado pelos bancos nacionais e financeiras. Esta finalidade de crédito ao consumo atingiu, em maio, um novo máximo de cinco anos, indicam dados do Banco de Portugal.

De acordo com os dados disponibilizados esta segunda-feira pela entidade liderada por Carlos Costa, em maio, os bancos e as instituições de crédito disponibilizaram um total de 251,5 milhões de euros em empréstimos para a aquisição de carro. Trata-se do valor mensal mais elevado do histórico do Banco de Portugal que remonta ao início de 2013.

Evolução da concessão ao longo do último ano

A finalidade de compra de carro continua assim a ser o principal impulsionador do crescimento do crédito ao consumo, aproximando-se de representar metade do total desse tipo de crédito. O crédito automóvel concedido cresceu quase 25%, face aos 201,3 milhões de euros que tinham sido disponibilizados em abril. Já em termos homólogos, registou-se um aumento de 31,87% na concessão de crédito automóvel.

O aumento da concessão de crédito com essa finalidade coincidiu com um mês em que as vendas de automóveis também subiram em Portugal. De acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel De Portugal (ACAP), as vendas de carros ligeiros cresceram 13,4%, em maio, em termos homólogos, com um total de 23.652 viaturas comercializadas.

Nas restantes categorias de crédito ao consumo também se assistiu a uma subida nos montantes concedidos, com a categoria de outros créditos pessoais, a segunda que mais pesa no total da concessão, a crescer 25,84%, entre abril e maio, para ascender a um total de 227 milhões de euros. Nos créditos pessoais com finalidade de educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, a menos representativa no total de crédito ao consumo, o aumento foi de perto de 40%, ascendendo a 4,7 milhões de euros, em maio.

Por sua vez, na finalidade de cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e finalidades de descoberto registou-se um aumento de 27,18%, numa comparação em cadeia, com a nova concessão a totalizam em maio perto de 90 milhões de euros.

Já em termos agregados a concessão de crédito ao consumo aumentou 25,75%, no mesmo período, para os 572,2 milhões de euros. Ou seja, a fasquia mais elevada desde março último, mês em que os novos empréstimos ao consumo atingiram também um recorde de cinco anos. No agregado do ano, os bancos e as financeiras concederam um total de 2,6 mil milhões de euros em crédito ao consumo, o que corresponde a um aumento de quase 10%, face ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito automóvel atinge recorde de cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião