EDP Renováveis continua no PSI-20

Oferta reduziu ainda mais a liquidez da EDP Renováveis. Mas empresa liderada por Manso Neto vai continuar no PSI-20, com uma dispersão em bolsa de apenas 17%.

A EDP comprou mais 5% da EDP Renováveis na sequência da oferta pública de aquisição (OPA). Isto significa que há ainda menos ações disponíveis da subsidiária de energias limpas para os investidores negociarem na bolsa. Ainda assim, a Euronext Lisboa decidiu que vai manter a cotada liderada por Manso Neto no PSI-20, a principal montra do mercado acionista nacional.

Na sequência da oferta, a elétrica nacional passou a deter 82,6% da EDP Renováveis. Ficando aquém dos requisitos legais para lançar uma OPA potestativa, a EDP fica impossibilitada de retirá-la de bolsa. Mas agora, em vez dos 22,5% de free float, os investidores só vão poder negociar pouco mais de 17% (aproximadamente 152 milhões de ações) do capital da EDP Renováveis no mercado. Contando já com as posições relevantes de fundos como a MFS Investments, que é dona de um bloco de 4%, o bolo disponível no mercado é ainda menor.

Todavia, no comunicado de apuramento dos resultados da OPA, a gestora da bolsa de Lisboa informa que a “EDP Renováveis mantém-se no Índice PSI-20”, considerando implicitamente que a cotada continua a cumprir os requisitos mínimos para pertencer ao benchmark nacional.

Sendo assim, o principal índice português vai continuar com 19 cotadas, depois da última reformulação operada em março e que promoveu ao “primeiro escalão” da bolsa nacional a Ibersol e a Novabase.

A EDP investiu um total de 296,75 milhões de euros na OPA.

EDP Renováveis acelera no final

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis continua no PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião