Acionista chinês da TAP compra aeroporto alemão de Frankfurt-Hahn

  • Lusa
  • 10 Agosto 2017

O grupo HNA comprou o antigo aeroporto militar norte-americano por 15 milhões de euros.

Uma subsidiária do grupo chinês HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul, comprou o aeroporto alemão de Frankfurt-Hahn, infraestrutura deficitária usada pela companhia de baixo custo Ryanair. O governo do estado Renânia-Palatinado (no sudoeste da Alemanha) anunciou na quarta-feira a conclusão do negócio, avaliado em 15,1 milhões de euros.

A Comissão Europeia aprovou a venda da participação de 82,5% do aeroporto, detida pelo governo da Renânia-Palatinado, à HNA Airport. O vizinho estado de Hesse, que mantém os restantes 17,5%, não encontrou ainda comprador.

Frankfurt Hahn fica a cem quilómetros do aeroporto internacional de Frankfurt, o maior aeroporto da Alemanha e da Europa ocidental. O aeroporto de Hahn, um antigo aeroporto militar norte-americano, que em 1993 começou a ser usado para fins civis, apresenta há vários anos resultados negativos, devido à queda do volume de transporte de carga, apesar do aumento do número de passageiros.

Nos últimos três anos, o grupo HNA investiu mais de 40 mil milhões de dólares em aquisições e investimentos além-fronteiras, convertendo-se num dos maiores investidores internacionais da China. O grupo tem ainda importantes participações em firmas como Hilton Hotels, Swissport ou Deutsche Bank. No mês passado, adquiriu a maioria do operador do aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

A empresa detém indiretamente cerca de 20% do capital da TAP, através de uma participação de 13% na Azul (companhia do brasileiro David Neelman que integra a Atlantic Gateway) e uma participação de 7% na Atlantic Gateway.

Uma das suas subsidiárias, a Capital Airlines, inaugurou no mês passado o primeiro voo direto entre a China e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionista chinês da TAP compra aeroporto alemão de Frankfurt-Hahn

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião