Banca vai continuar a cortar crédito às empresas até 2019

  • ECO
  • 11 Agosto 2017

Seis dos maiores bancos portugueses vão cortar o crédito às empresas não financeiras em 2,5% este ano e 5% em 2018.

A banca nacional vai continuar a fechar a torneira do crédito às empresas, pelo menos, até 2019. Segundo os planos de financiamento 2017-2019 entregues à Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês), consultados pelo Dinheiro Vivo, seis dos maiores bancos portugueses vão cortar o crédito às empresas não financeiras em 2,5% este ano e 5% em 2018.

BCP, BPI, Crédito Agrícola, Montepio, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco são os seis bancos portugueses que partilharam estes planos de financiamento e que confirmam a tendência que se tem verificado nos últimos tempos. No primeiro semestre, os novos empréstimos concedidos pela banca ao segmento das empresas totalizaram pouco mais de 14 mil milhões de euros, valor que representa uma quebra homóloga de 6,5% e que é o mais baixo do histórico do Banco de Portugal.

Só em 2019 é que a banca nacional volta a aumentar o crédito às empresas. Nesse ano, os bancos portugueses preveem uma subida inferior a 3%, um valor que fica aquém das previsões da maioria dos países europeus.

A contração de crédito às empresas que vai verificar-se em Portugal nos próximos anos é a mais acentuada da Europa. Aliás, a concessão de crédito às empresas no conjunto da União Europeia vai crescer, em média, 3% e 4% este ano e no próximo. Dos 27 países que entregaram estes dados à EBA, só o Reino Unido, além de Portugal, é que prevê contrair o crédito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca vai continuar a cortar crédito às empresas até 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião