Portugal vai ter um novo embaixador na OCDE
O embaixador Bernardo Homem de Lucena é o novo embaixador de Portugal junto da OCDE em substituição de Paulo Vizeu Pinheiro.
É oficial. Paulo Vizeu Pinheiro vai deixar o cargo de Representante Permanente de Portugal na Delegação Permanente junto da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE). Bernardo Fernandes Homem de Lucena é o senhor que se segue e que entrará em funções a partir de 1 de setembro, revela o decreto do Presidente da República, publicado esta sexta-feira em Diário da República.
O cargo é da escolha do primeiro-ministro. E a opção de António Costa recaiu sobre o seu assessor diplomático, função que agora passará ser desempenhada por Bernardo Futscher Perteira, que era embaixador de Portugal em Dublin, avançou o Público (acesso condicionado) no início de agosto. Os dois homens são embaixadores de carreira, o que denota a importância que Costa quer dar ao cargo.
Bernardo Homem de Lucena, antes de ser assessor para os assuntos diplomáticos foi embaixador em Cabo Verde. Agora ruma a Paris para substituir Paulo Vizeu Pinheiro, antigo adjunto diplomático de Passos Coelho, que estava em funções desde 18 de fevereiro de 2013 e que agora roda para Moscovo, como avançou a revista Visão em maio.

Esta rotação resulta de um movimento diplomático mais amplo que incluiu os cargos de embaixador na China (José Augusto Duarte, era assessor diplomático de Marcelo Rebelo de Sousa); Paris (Jorge Torres Pereira substitui José Filipe Morais Cabral); Moscovo (Paulo Vizeu Pinheiro) e Caracas (Carlos Sousa Amaro que era cônsul-geral em Manchester).
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Portugal vai ter um novo embaixador na OCDE
{{ noCommentsLabel }}