Revista de imprensa internacional
A retórica agressiva continua a escalar entre a Coreia do Norte e os EUA, o antigo CEO da Uber enfrenta um processo, os franceses exigem que as tecnológicas sejam taxadas.
Um investidor da Uber avança com um processo contra o fundador e ex-CEO Travis Kalanick, o escândalo dos ovos contaminados chega a mais de uma dezena de países europeus, e os franceses querem que as tecnológicas sejam taxadas. Entre Washington e Pyongyang, continuam os disparos retóricos. Conheça as notícias que marcam a atualidade mundial esta sexta-feira.
The New York Times
Trump intensifica ameaças a Pyongyang e tensões continuam a crescer
Independentemente do impacto que as suas ameaças iniciais já provocaram nas bolsas mundiais, Donald Trump e Kim Jong-un não recuam nas suas crescentes picardias que continuam a escalar a cada dia que passa. Desta feita, depois de a Coreia do Norte ter repetido que está a desenvolver planos concretos para bombardear uma ilha norte-americana no Pacífico, Guam, Trump responde com igual exaltação: “Se ele fizer alguma coisa em Guam, vai haver um evento como nunca ninguém viu na Coreia do Norte”, afirmou. “Não é um desafio. É uma afirmação”.
Leia a notícia completa no The New York Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)
Reuters
Investidor da Uber processa Travis Kalanick
O fundo de investimento Benchmark Capital, um dos investidores da Uber, avançou com uma ação em tribunal contra Travis Kalanick. O investidor acusa o antigo presidente executivo da Uber, que se afastou do cargo este ano mas manteve-se no conselho de administração, de fraude, violação de contrato e violação de deveres. Segundo o Benchmark, que procura assim forçar Kalanick a abandonar o conselho de administração, o antigo CEO terá arranjado esquemas para manter o poder dentro da empresa, mesmo depois de ter deixado o cargo de CEO.
Leia a notícia completa na Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
Financial Times
Chegou a hora de taxar as tecnológicas, pedem os franceses
O governo francês está a apelar à União Europeia para que o modelo de tributação das empresas tecnológicas entre numa nova fase. O apelo surge depois de ter sido divulgado que a AirBnb pagou menos de 100 mil euros em impostos em França no ano passado — isto apesar de este ser o segundo maior mercado da empresa digital de arrendamento temporário para turistas. “Todas as empresas têm de pagar a sua quota-parte de impostos, em todos os países em que operam. Não é isso que acontece hoje”, disse Bruno Le Maire, ministro das Finanças francês, na quinta-feira. “Queremos que a União Europeia tome a liderança na resolução deste problema. E França está pronta para avançar com algumas ideias ambiciosas”, garantiu.
Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)
Le Figaro
Escândalo dos ovos contaminados começa a abranger toda a Europa
Já mais de 12 países estão a ser afetados pelo escândalo dos ovos contaminados com o elemento tóxico fipronil, que saíram dos Países Baixos e da Alemanha mas que já chegaram a supermercados noutros Estados-membros. A Comissão Europeia prepara-se para convocar uma reunião sobre esta crise, de acordo com o comissário da Saúde, que falou à AFP. Dois suspeitos foram detidos na Holanda, na empresa ChickFriend, e esta quinta-feira foram desenvolvidas buscas em várias outras empresas para procurar descobrir os responsáveis pela contaminação. Mais de 6.000 litros de substâncias tóxicas foram apreendidos numa empresa belga.
Leia a notícia completa no Le Figaro. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)
The Guardian
Número de migrantes vindos da Líbia para Itália caiu para metade
Operações mais intensas no norte de África contra a atividade dos traficantes de seres humanos são um dos fatores que fez com que o número de migrantes a chegar a Itália vindos da Líbia tenha caído mais de 50% de junho para julho, vangloriaram-se as autoridades italianas. Quando em junho mais de 23 mil pessoas tinham atravessado o mar para chegar a Itália, este mês de julho o número foi de 11 mil pessoas. A guarda costeira líbia e a Marinha do país têm disparado tiros de aviso contra navios de Organizações Não-Governamentais que procuram resgatar migrantes.
Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}