Vice-presidente dos EUA diz que uma “ditadura” na Venezuela é “inaceitável”

  • ECO e Lusa
  • 14 Agosto 2017

"Os EUA não vão descansar nem ceder até que uma democracia plena e próspera seja instalada na Venezuela", disse o vice-presidente norte-americano numa deslocação à Colômbia.

O vice-presidente dos Estados Unidos disse no domingo, na cidade colombiana de Cartagena das Índias, ser “inaceitável” uma “ditadura” na Venezuela e afirmou que a Casa Branca vai continuar a pressionar Caracas para que a democracia seja restaurada.

“Uma ditadura na Venezuela é totalmente inaceitável, não só para o nosso Presidente e para os Estados Unidos mas para toda a região”, disse Mike Pence numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

"Uma ditadura na Venezuela é totalmente inaceitável, não só para o nosso Presidente e para os Estados Unidos mas para toda a região.”

Mike Pence

Vice Presidente do EUA

Na sua conta oficial na rede social Twitter disse mesmo que “os EUA não vão descansar nem ceder até que uma democracia plena e próspera seja instalada na Venezuela”.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, está na Colômbia, primeira etapa daquele que é, até ao momento, o périplo ao mais alto nível da administração de Donald Trump à América Latina.

Este périplo será marcado pela atual crise política na Venezuela e pelas recentes declarações do Presidente norte-americano sobre uma possível “opção militar” naquele país.

“Temos várias opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar, se necessário”, afirmou, na sexta-feira passada, o Chefe de Estado norte-americano, sem precisar mais detalhes. “A Venezuela não é longe e há pessoas que sofrem e pessoas que morrem”, acrescentou Trump.

No momento da partida, Mike Pence avançou na rede social Twitter os propósitos desta viagem: “Em nome de POTUS [sigla em inglês usada para referir o Presidente dos Estados Unidos], partimos rumo à Colômbia para nos encontrarmos mais tarde com o Presidente Juan Manuel Santos”.

Durante a próxima semana, Pence irá deslocar-se também à Argentina, ao Chile e ao Panamá. “Colômbia, Argentina, Chile e Panamá representam o futuro, o futuro da liberdade, a oportunidade, o comércio e o crescimento, enquanto a Venezuela continua no passado de ditaduras e de opressão”, declarou, por sua vez, um alto funcionário da Casa Branca, que pediu para não ser identificado.

Com esta viagem, Mike Pence vai procurar reafirmar o compromisso do Governo de Trump com a América Latina e fortalecer o esforço multilateral para isolar a Venezuela, país envolvido numa profunda crise económica e política.

Colômbia, Argentina, Chile e Panamá constam entre os 12 países que concordaram esta semana em Lima (Peru) não reconhecer qualquer decisão da recém-instalada Assembleia Constituinte.

A instalação recente da Assembleia Constituinte, descrita pela oposição como uma tentativa de instaurar uma “ditadura comunista” na Venezuela e qualificada pelos Estados Unidos como “ilegítima”, aumentou a tensão nas relações Caracas/Washington. Os dois países deixaram de estar representados ao nível de embaixadores desde 2010.

A Venezuela vive a sua pior crise política desde há décadas, com manifestações das quais resultaram 125 mortos e milhares de feridos em quatro meses, mas o Presidente venezuelano Nicolás Maduro, cuja saída é exigida pelos manifestantes, tem permanecido impassível face às pressões internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vice-presidente dos EUA diz que uma “ditadura” na Venezuela é “inaceitável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião