Economia alemã acelera ligeiramente no segundo trimestre

O consumo privado e o público registaram aumentos acentuados e o investimento também avançou face aos três meses anteriores. Mas a economia alemã cresceu mais 0,1% do que no trimestre anterior.

A economia alemã cresceu 2,1% no segundo trimestre face aos três meses de igual período do ano passado. Este desempenho representa uma aceleração face à progressão de 2% registada no primeiro trimestre. Já na comparação em cadeia, à semelhança do que aconteceu em Portugal, houve uma desaceleração já que a Alemanha cresceu 0,6% entre abril e junho, sendo que no trimestre anterior tinha crescido 0,7%, revelam os dados divulgados esta terça-feira pelo gabinete federal de estatística (Destatis).

Os principais contributos para o desempenho da economia alemã no primeiro trimestre foram o consumo privado e público, que registaram aumentos acentuados, e o investimento que também avançou na comparação com os três meses anteriores. O Destatis especifica que a aceleração do investimento se deve às componentes de “maquinaria e equipamento, construção e outros ativos fixos”.

“De acordo com as estimativas preliminares, a evolução do comércio internacional teve, contudo, um efeito negativo dado que o aumento em cadeia das importações deflacionadas foi consideravelmente mais elevado elevado do que o das exportações“, pode ler-se no comunicado do INE alemão.

Recorde-se que Portugal divulgou na segunda-feira os dados de evolução do PIB tendo crescido 2,8% em termos homólogo à boleia das exportações e do investimento, naquele que é um desempenho superior à média da zona euro e sabe-se agora também superior à Alemanha, um dos principais parceiros comerciais e que já está em contagem decrescente para as eleições, agendadas para 24 de setembro.

O desempenho da economia alemã no segundo trimestre foi alcançado com 44,2 milhões de pessoas empregadas, o que representa um aumento de 664 mil, ou seja, 1,5% face ao ano anterior.

Artigo atualizado às 9h58

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã acelera ligeiramente no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião