5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 17 Agosto 2017

Nesta quinta-feira, a atenção estará concentrada na evolução dos preços na Zona Euro, no protesto dos trabalhadores da PT em frente ao Conselho de Ministros e nos resultados da Alibaba.

Na Europa, as atenções vão estar concentradas na evolução dos preços no passado mês de julho e nos relatos da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu. Por cá, os trabalhadores da PT protestam em frente ao Conselho de Ministros em relação à reestruturação que está a ser levada a cabo pela Altice. No setor empresarial, são conhecidos os resultados da Alibaba relativamente ao primeiro semestre do ano, prevendo-se um crescimento das receitas. Estes são os acontecimentos que marcam o dia de quinta-feira.

Como evoluíram os preços na Zona Euro?

Esta quinta-feira conhecem-se os valores relativos à inflação na Zona Euro, para o mês de julho. Em junho, a subida do índice de preços no consumidor baixou para 1,3%, face aos 1,4% registados em maio e afastando-se da meta do Banco Central Europeu. A evolução deste indicador será um dos fatores a ter em conta aquando da próxima decisão do banco central relativamente à politica expansionista seguida pela entidade liderada por Mario Draghi.

BCE divulga relatos de julho

O Banco Central Europeu divulgará os relatos da reunião de política monetária de 20 de julho. Mario Draghi afirmou na conferência de encerramento que “precisamos de pensar”, adiando a discussão do plano de compra de dívida fica para o outono. “Precisamos de ser persistentes, pacientes e prudentes”, acrescentou. Assim, os investidores poderão procurar algumas pistas sobre o futuro das decisões dos governadores.

Governador da Fed de Dallas fala depois das minutas

Robert Kaplan, governador da Reserva Federal do estado de Dallas, vai falar no Texas, depois de terem sido conhecidas as minutas da última reunião do banco central norte-americano. As conclusões da reunião de julho mostram que os responsáveis da Fed deixaram a porta aberta à possibilidade de ser anunciada uma data para iniciar a redução do balanço da Fed já em setembro. Sobre a evolução da inflação, o banco liderado por Janet Yellen continua cauteloso.

Trabalhadores da PT continuam a luta

Os sindicatos de trabalhadores da Portugal Telecom vão manifestar-se em frente à Presidência do Conselho de Ministros contra a transferência de mão-de-obra da PT para as empresas do grupo Altice. Em causa estão 155 postos de trabalho da PT que a Altice quer transferir para outras empresas do grupo, bem como a dispensa de outros trabalhadores. Para além dos protestos, os sindicatos pretendem entregar ao Governo um documento com as preocupações destes trabalhadores.

Alibaba apresenta resultados

A época de apresentação de resultados continua. É a vez da gigante tecnológica Alibaba apresentas as suas contas relativas ao primeiro trimestre fiscal de 2017, com os analistas consultados pela Bloomberg a apontarem para um aumento muito forte das receitas. Estas poderão ascender aos 7 mil milhões de dólares. A retalhista Wal-Mar também divulga os resultados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião